terça-feira, 22 de maio de 2012

Dia Internacional da Biodiversidade


Por Maria Donzília Almeida



"Quando plantamos árvores, 
estamos a plantar sementes de paz 
e de esperança."

Wangari Maathai


Diversidade Biológica é a variedade de espécie de plantas ou animais existente numa dada região. É a diversidade da natureza viva. Refere-se à vida no nosso planeta, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies: a flora, a fauna, microrganismos e as suas funções, nos diversos ecossistemas.
Em 1993 as Nações Unidas adotaram o dia 22 de maio como o dia da diversidade biológica, para alertar, sensibilizar e aumentar o conhecimento sobre o assunto.
São estes os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade :

- Perda e fragmentação dos habitats;
- Introdução de espécies e doenças exóticas;
- Exploração excessiva de espécies de plantas e animais;
- Uso de híbridos e monoculturas na agro-indústria e nos programas de reflorestamento;
- Contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes;
- Mudanças Climáticas.


Este ano, o Dia Internacional da Biodiversidade coincide com a instituição de 2011, como o Ano Internacional das Florestas. Foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para educar a comunidade global, acerca do valor das florestas e das extremas consequências sociais, económicas e ambientais, em caso de perdê-las.
Quase duas décadas atrás, os líderes mundiais incluíram a Declaração dos Princípios do Rio sobre Florestas como principal resultado da Cúpula da Terra, que também viu o nascimento da Convenção sobre Diversidade Biológica.
Uma das ameaças para a biodiversidade das florestas é o desflorestamento que leva à diminuição das reservas de água e  alimentos, à perda de biodiversidade e aumenta a quantidade de  emissão de carbono.
A principal causa do desflorestamento é a indústria da madeira e a expansão da agricultura como, por exemplo, as plantações de óleo de palma e a criação de gado.
O reflorestamento é uma das formas de combater o problema, no entanto, as "novas florestas" são mais  vulneráveis a doenças e mudanças climáticas.
As florestas com todo o seu esplendor são fundamentais para a vida  na terra.  Além de serem a maior fonte de produção de oxigênio do nosso planeta,  capturam e armazenam água, estabilizam o solo, abrigam a biodiversidade e dão uma contribuição importante para a regulação climática.
Elas geram lucros e proporcionam recursos essenciais para centenas de milhões das pessoas mais pobres do mundo.

O Banco  Mundial estima que as florestas contribuem diretamente para os meios de subsistência de 90% dos 1,2 biliões de pessoas que vivem na pobreza extrema.
Contudo, apesar de nossa crescente compreensão e apreciação do quanto nós colhemos das florestas, elas ainda estão a desaparecer em ritmo alarmante. 
Outra ameaça atual para a biodiversidade das florestas são as mudanças climáticas. Basta uma diferença de 1o de temperatura para alterar o funcionamento e composição das mesmas. O crescimento da floresta e os padrões sazonais dos ecossistemas podem alterar algumas espécies de plantas modificando a dinâmica e o tipo de floresta.
As "espécies exóticas invasoras" são espécies de plantas que ao serem introduzidas fora do seu habitat natural, ameaçam a biodiversidade, já que podem produzir substâncias bioquímicas que inibem o crescimento de outras plantas ou podem,  por exemplo, criar sombras em locais que onde não existiam anteriormente.
Nas florestas tropicais a sobre exploração de mamíferos, répteis e  pássaros tornou-se uma ameaça para a população local indígena. Há espécies que já se encontram ameaçadas.
As criancinhas, na escola, cantam e interiorizam, no seu “Hino ao Ambiente”:

Os bosques e as florestas
São o pulmão do planeta.
E verdades como estas,
Não julguem que é uma peta,
Não julguem que é uma peta!

Vamos também preservar o ambiente, na certeza de que estamos a construir o nosso futuro na terra!

22.05.2012


Sem comentários:

Enviar um comentário