domingo, 22 de abril de 2012

O Dia da Terra é a 22 de abril, mas pode ser todos os dias



 «Proteger o ambiente natural para construir um mundo de paz é dever de toda a pessoa. Trata-se de um desafio urgente que se há-de enfrentar com renovado e concorde empenho; é uma oportunidade providencial para entregar às novas gerações a perspectiva de um futuro melhor para todos. Disto mesmo estejam cientes os responsáveis das nações e quantos, nos diversos níveis, têm a peito a sorte da humanidade: a salvaguarda da criação e a realização da paz são realidades intimamente ligadas entre si.», escreveu Bento XVI na mensagem para o Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro de 2010.
E no mesmo dia de 1990, João Paulo II sublinhava que São Francisco de Assis, que declarou em 1979 Patrono dos cultores da ecologia, «dá aos cristãos o exemplo de um respeito pleno e autêntico pela integridade da criação».
 Amigo dos pobres e amado pelas criaturas de Deus, ele convidou a todos - animais, plantas, forças naturais e até mesmo o irmão Sol e a irmã Lua - a honrarem e louvarem o Senhor. Do mesmo « Pobrezinho » de Assis nos vem o testemunho de que: estando em paz com Deus, melhor nos podemos consagrar a construir a paz com toda a criação, inseparável da paz entre os povos.»
 Assinala-se este domingo, 22 de abril, o Dia da Terra. O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura evoca a ocasião com 100 fotografias - mas podiam muito bem ser 100 mil...

Ver as 100 fotografias aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário