segunda-feira, 12 de março de 2012

TAIZÉ, um lugar de paz e de contemplação



É sempre muito agradável saber que alguém se lembra de nós em lugares e circunstâncias especiais. Foi o caso de um amigo que esteve recentemente na Comunidade de Taizé, França, para mais uma curta estada de reflexão e oração, num ambiente propício ao encontro com o Deus de todos os dons. Disse-me ele, num postal que me ofereceu, que se lembrou de mim e da minha família junto à campa do Irmão Roger, o fundador daquela comunidade ecuménica que atrai constantemente gentes de todo o mundo em busca da paz que a vida agitada nos nega nem deixa que se instale nos nossos corações. 
Com os meus agradecimentos, quero também dizer quanto gostaria de passar uns dias em Taizé, onde nunca tive a oportunidade de ir, mas de que ouço falar com frequência a tantos que foram marcados indelevelmente pelo espírito ecuménico de que muitos falam por falar, unicamente na semana de oração pela unidade dos cristãos, desavindos há séculos, numa evidente negação do que é estar em sintonia com a mensagem evangélica. 
Taizé tem a particularidade de levar à prática, no dia a dia, de forma simples, serena e acolhedora, o valor da proximidade necessária e possível, entre cristãos e não cristãos, sem discussões teológicas nem lutas pelo poder. 
O silêncio, tanto quanto vou sabendo, promove a contemplação e leva ao milagre da conversão, única maneira de testemunhar, com verdade, o Cristo Salvador. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário