quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

DIA DOS REIS MAGOS: 6 de janeiro





OS MAGOS VISITARAM O MENINO 
GUIADOS POR UMA ESTRELA
Maria Donzília Almeida
O Dia de Reis marca, na tradição cristã, o fim da época natalícia, com toda a parafernália de ornamentações e a gastronomia, a ela associadas. É uma quadra de alguns exageros, mas que serve para colorir e dar calor às noites frias de inverno e reunir as famílias, à volta da lareira. O Dia de Reis encerra, assim o ciclo das comemorações e marca uma etapa seguinte na vida das pessoas.
Após o nascimento de Jesus, segundo o Evangelho de São Mateus, surgem os Reis Magos provenientes do Oriente, que o visitaram em Belém guiados por uma estrela.
Esta denominação de Mago tem conotação de sapiência, entre os Orientais, ou designa ainda astrólogos, deduzindo-se, inicialmente, que seriam astrólogos eruditos. Pensa-se isto por se contar que terão avistado uma estrela que os terá guiado até onde Jesus nasceu.
Assim, os Magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio de Herodes, em Jerusalém, na Judeia, perguntar-lhe pela criança. Aquele ficou alarmado e sentindo-se ameaçado no seu poder, quis que os Magos o informassem, posteriormente, pois queria adorá-lo também. Aquilo não passava de um maquiavélico plano, para exterminar o futuro adversário. A estrela, segundo o evangelho, traçava no céu o caminho e parou no lugar onde se encontrava o menino Jesus. "Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12).
Terão chegado até ao Menino, a 6 de Janeiro, data em que, actualmente, se comemora o Dia de Reis.
O nome de Reis fora colocado com base na aplicação liberal do Salmo 71,10 realizada pela Igreja. Não há informação de quantos seriam e os seus nomes, existem apenas suposições e algumas pinturas dos primeiros séculos, aparecendo dois, quatro e doze Magos.
Após o Evangelho terão sido atribuídos os nomes dos Reis; Baltasar, representante da raça africana; Belchior, representante da raça europeia e Gaspar que representava a raça asiática. Estavam assim, representadas todas as raças, conhecidas até à data, simbolizando a homenagem de todos os Homens da Terra, a Jesus.
Pelo número de prendas deduziu-se quantos seriam, pois ofereceram três presentes, ouro (Belchior), incenso (Gaspar) e mirra (Baltasar). As prendas têm uma simbologia, pois o ouro era somente oferecido a reis, perfazendo a sua nobreza; o incenso, representa a divindade e a mirra, simboliza Jesus como Homem e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida. Sendo países tradicionalmente católicos, Espanha e Itália são os países que maior importância e simbolismo atribuem a esta tradição.
Em diversos países, como por exemplo os de língua espanhola, a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de Janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de Reis Magos.
06.01.12

Sem comentários:

Enviar um comentário