segunda-feira, 10 de outubro de 2011

2014 — Centenário de Schoenstatt


Sé do Porto

S. Pedro de Rates

Nos caminhos de Santiago


O Movimento de Schoenstatt está a caminho de celebrar, em 18 de outubro de 2014, o seu centenário. Um século de graças que os schoenstattianos saberão agradecer à Mãe Três Vezes Admirável, ao fundador, Padre José Kentenich, e ao Santuário com o seu ambiente acolhedor.

Cruz dos franceses


Santiago de Compostela

A caminhada rumo ao centenário, já em marcha, contempla um conjunto de iniciativas que em muito hão de contribuir para a valorização do próprio Movimento e de todos os seus membros, sejam eles clérigos, consagrados ou leigos. E dessas iniciativas destaca-se um tema das Jornadas de Outubro, “Rede de Santuários”, que consiste em levar o nosso santuário, pedalando, até outros santuários marianos, estabelecendo, deste modo dinâmico, uma ligação próxima com os santuários visitados.
Passando da ideia à prática, três schoenstattianos e um amigo, concretamente, José Vilarinho, Manuel dos Santos, Vítor Roque e Basílio Lopes, assumiram a primeira experiência, pedalando até Santiago de Compostela, no passado dia 2 de outubro de 2011, sendo portadores de uma imagem da Mãe Admirável, benzida pelo Padre Carlos Alberto,  que vai servir de ligação com os diversos santuários visitados e a visitar.
Na opinião do grupo de peregrinos, foram quatro dias fantásticos, naturalmente sem problemas, graças à proteção de Nossa Senhora. Passaram por lugares maravilhosos, os quais enriqueceram o capital de graças de cada um.
A peregrinação proporcionou ao grupo a vivência da espiritualidade do Caminho de Santiago, levando-o a fazer o paralelismo entre as dificuldades que sentiu durante a viagem com as dificuldades do dia a dia dos caminhos da vida.
No final, todos concluíram que nestes quatro dias saíram fortalecidos a vários níveis: da fé à liberdade, passando pela esperança, alegria, serenidade, força e fraternidade. E ainda nasceu a ideia de repetir o caminho, se for possível.

Fernando Martins, com José Vilarinho, Manuel dos Santos, Vítor Roque e Basílio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário