Encerramento do ano letivo
22.06.11
Nas vésperas de S. João,
Repetiu-se a pedalada
Da Escola da Encarnação,
Que acabou em sardinhada!
Maria Donzília Almeida
Imediatamente a seguir à entrada do solstício do verão, deu-se o encerramento das atividades letivas, na nossa escola. Para que os alunos deixem o local onde tanto tempo passaram, com a mesma sensação de alegria e boa disposição (será que alguma vez lhes falta?), com que iniciaram o ano letivo, cá está o pessoal a esfalfar-se!
Uma pedalada pelo ambiente, tal como exibiam as T-shirts oferecidas pela Associação de Pais, foi organizada pelo grupo de Educação Física, que muito se empenhou para que tudo corresse na melhor ordem. Assim, pelas 9:30, partiram da escola em massa e aos magotes, alunos, professores e elementos da comunidade, que numa atitude de colaboração, quiseram juntar-se ao evento.
Todos seguiram o trajeto, previamente, determinado e, passando pela cidade da Gafanha da Nazaré, rumaram à Barra, sempre, sempre a pedalar! Apesar do número de alunos ser consideravelmente superior, àquele que temos na turma, é muito mais fácil controlá-los e captá-los para esta atividades de exercício físico. Não admira! As crianças estão muito mais propensas para atividades em que despendam energia física do que permanecerem quietas, numa sala, naquelas intermináveis aulas de 90 minutos! Qualquer pessoa medianamente inteligente consegue ver isto! Só não o vê quem não quer mesmo ver. E, “Pior que ser cego, é aquele que não quer ver”! Os nossos políticos devem sofrer todos de vistas muito curtas, shortsight Não conseguem projetar-se à distância! Circunscritos ao espaço dos seus gabinetes, não vislumbram o que se passa no país real!
Pois as nossas crianças, adolescentes pedalaram nas imediações do farol, ali na Barra onde os barcos de pequeno ou grande calado, entram, vindos do alto-mar. No entanto, não ficaram a ver navios, mas, kayaks sim, esperavam por eles no Jardim Oudinot, onde o espírito desportivo andou de mão dada com o sentido aventureiro das nossas crianças. Foi exemplar o acompanhamento, apoio e supervisão dos professores da área do desporto que deram o seu melhor para o sucesso da pedalada. Esta, felizmente, decorreu sem incidentes, nem acidentes e todos regressaram à escola, cansados mas cheios de apetite, para saborearem o piquenique que a A P. estava a preparar.
Aqui, neste particular, deve-se uma palavra de louvor, a todos os voluntários que deram o seu tempo e esforço, para proporcionarem a toda a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários, este opíparo repasto! Até o Diretor lá esteve, no pátio exterior, a saborear as suculentas sardinhas que faziam jus ao aforismo popular: “pelo S. João, pinga no pão!”
Quem nunca organizou uma qualquer atividade, seja ela um almoço, um piquenique ou qualquer outro evento, para muita gente, não consegue imaginar o quão moroso e fatigante é a sua preparação. Parabéns a estes pais da vila da Gafanha da Encarnação, que estiveram à altura dos seus pergaminhos e são uns ótimos aliados dos docentes desta escola. Esta agradece, efusivamente!
13.06.2011