quarta-feira, 6 de abril de 2011

CRISE: Depois de muita conversa, aí está o pedido de ajuda

Depois de muita conversa, pode não pode um Governo de gestão pedir ajuda externa, aí está a decisão avançada pelo primeiro-ministro José Sócrates. O PSD promete apoiar e outros falaram mas não se comprometeram com coisa nenhuma. O costume. Mas a guerra vai começar, quando a ajuda, venha ela de onde vier, disser o que temos de fazer. Aí é que vai haver problema, com toda a gente a clamar que podem fazer tudo desde que não lhe toquem no bolso. Também é o costume.
Até aqui, desde há décadas, os nossos políticos, com promessas e mais promessas eleitorais, mas ainda com a chegada de novas eleições, estragaram-nos o futuro. Estragaram o futuro de Portugal, gastando mais do que havia no saco. Pagava-se depois. Chegámos a esta situação.
Daqui a uns dias, vai começar outra guerra. Agressiva, violenta, tudo porque é preciso continuar na cadeira do poder ou tirar quem lá está. Já todos sabemos que é assim. Mas o essencial, que será poupar, poupar e mais poupar, para se pagar a dívida, que ultrapassa o que as nossas cabeças alcançam, isso ficará na valeta do esquecimento. Querem apostar?
O pior será, contudo, quem está na mó de baixo, os mais pobres. O que é que eles podem esperar? Mais cortes nas magras pensões de reforma?

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário