domingo, 20 de fevereiro de 2011

“Faina Maior — A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova” em 2.ª edição

Ana Maria Lopes no lançamento do livro

No sábado, 19 de fevereiro, realizou-se no anfiteatro do Museu Marítimo de Ílhavo o lançamento da 2.ª edição do livro "Faina Maior - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova", coautoria do saudoso Francisco Marques e da especialista em temas marítimos, Ana Maria Lopes. Trata-se de um trabalho a todos os títulos notável, já que nele se envolveram dois ilhavenses de reconhecidos méritos nesta área.
Na abertura da sessão, o presidente dos Amigos do Museu, Aníbal Paião, falou do que tem sido a atividade daquela instituição, tendo elogiado o labor de Ana Maria Lopes e Francisco Marques, «ambos amigos do museu, ambos diretores do museu, ambos vice-presidentes da associação e exemplo de entrega a uma causa, com paixão, servindo-a, sem limites».
Aníbal Paião aproveitou a ocasião para dar a conhecer aos sócios as últimas aquisições doadas ao Museu, nomeadamente, 14 peças da obra multifacetada de João Carlos Celestino Gomes, em que sobressai uma talha, "Adão e Eva", de razoável dimensão, sem data; o retrato do filho do Artista, José Cândido, a lápis, de 1939; três nanquins soltos, laivados a guache branco, muito característicos da sua técnica, dos anos 50; e nove ilustrações originais, a nanquim, do livro "A Vida Maravilhosa de Jesus", dos anos 40.
O presidente Ribau Esteves, para além dos elogios aos coautores, referiu-se à próxima comemoração dos 75 anos do Museu, em 2012, com a abertura da sua ampliação, que beneficiará do aproveitamento do espaço da antiga escola preparatória.
Por sua vez, Ana Maria Lopes sintetizou o trabalho desenvolvido com Francisco Marques, numa ação conjunta e «irrepetível durante década e meia». E acrescentou: «A nossa intenção foi selar neste livro — “Faina Maior — A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova” —, em 1996, uma grande exposição, "Faina Maior — A Pesca do Bacalhau à Linha", inaugurada em 1992 e tornada núcleo permanente do Museu, no ano seguinte.»
Afirmou ainda: «Esgotado o livro há muito, era nosso objetivo voltar a vê-lo nas prateleiras das livrarias; com perseverança, conseguimos o desígnio».
Tudo se conjuga para que a 2.ª edição desta obra venha a ser lançada no Museu de Marinha, em Lisboa, com apresentação de Rodrigues Pereira, que esteve em Ílhavo, no sábado, 19, e  ainda a bordo do "Gil Eanes", em Viana do Castelo, navio que, como todos sabemos, desempenhou um papel de relevo, ao nível da assistência à frota bacalhoeira.
A família de Francisco Marques e Ana Maria Lopes cederam, em absoluto, os direitos de autor, revertendo o produto da venda do livro para a Associação dos Amigos do Museu, que o mesmo é dizer do Museu Marítimo de Ílhavo.

Fernando Martins

1 comentário:

  1. Reportagem e narração mais clara e fiel não é possível. Diz aqui, em poucas palavras, tudo o que aconteceu e o que foi dito na apresentação do dia 19.
    Para o Sr. Fernando Martins, os meus parabéns.
    João Reinaldo Cruz

    ResponderEliminar