terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filarmónica Gafanhense comemora aniversário

Carlos Sarabando

CD da Filarmónica


A Filarmónica Gafanhense procedeu no domingo, 23 de janeiro, na Gafanha da Nazaré, no final das missas, ao lançamento público, junto da população, do seu primeiro CD. A Música Velha, fundada em 1836, celebra este ano os 175 anos de existência, tendo optado por esta iniciativa como forma original de recordar o facto, a par de outras que hão de surgir nos próximos meses.
Este CD, previsto há anos mas só agora concretizado, apresenta composições gravadas no verão em sessões que tiveram lugar no renovado Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. E tem de original, de certa maneira, músicas não muito usuais em trabalhos do género, com uma mais-valia que é a participação do Coral da Banda.
O primeiro responsável da Filarmónica Gafanhense, Carlos Sarabando, adiantou ao nosso jornal que as gravações se realizaram durante uma semana, «com as repetições necessárias», o que implicou «um esforço redobrado de todos os membros da Filarmónica e do Coral, bem como de dirigentes e técnicos ligados à operação, para que no final houvesse muita dignidade no produto final». Digno de registo é também o empenho do diretor artístico da Filarmónica, Maestro Fernando Lages, com largo currículo profissional, e da professora de música Eva Cristina Ribau, que dirige o Coral com proficiência.

A ideia do CD vem de há muito, o que nos é mostrado pela sua inclusão em vários Planos de Atividades da Música Velha, mas só agora, mesmo sem esse predicado, o projeto foi para a frente, sendo a edição de mil exemplares.
Carlos Sarabando refere, na entrevista que nos concedeu, que no CD não foram incluídas todas as composições inicialmente previstas, «por falta de autorização da entidade inglesa que gere os direitos de autores». De qualquer maneira, o trabalho final prova que valeu a pena todo o esforço despendido e dinheiro envolvido.
O diretor da Filarmónica sublinhou que «é preciso que os amigos da banda e os apreciadores deste género de música adquiram o CD, para que as contas sejam saldadas e o remanescente possa ser aplicado em fardamentos e em instrumentos para os jovens músicos que estão prestes a ingressar na banda», que é a instituição musical mais antiga do Município de Ílhavo. Cada CD será vendido ao preço de 10 euros, um preço acessível para a nossa gente e para os amantes da música.
Aquele dirigente fez questão de frisar os apoios da Câmara Municipal de Ílhavo, das Juntas de Freguesia da Gafanha da Nazaré e Encarnação, da APA (Administração do Porto de Aveiro) e do empresário de bacalhau Rui Costa e Sousa.
O CD oferece-nos excelentes momentos musicais, nomeadamente, Noite de Luar (Valdemar Sequeira), A Grand Overture (Mike Hadden), Variações Medley (António Variações, com arranjo de Luís Cardoso), Luar do Sertão (M. Roseira Dias, com arranjo de Afonso Alves), Olhos Negros — Popular dos Açores (M. Roseira Dias, com arranjo de Afonso Alves), Cantigas Populares (Arranjo de Margarida Louro) e El Barbaña (D. R.)

Fernando Martins

Nota. Com Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário