quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Filatelia: Um ilhavense entre os melhores do mundo


João Senos Matias recebe medalha de prata dourada 
com a colecção
Faina Maior/Cod Fishing Classe Aberta

Manuel João Senos Matias, natural de Ílhavo e Professor Catedrático na Universidade de Aveiro, conquistou recentemente, na Exposição Mundial de Filatelia, realizada em Lisboa, a medalha de Prata Dourada com a sua colecção “Faina Maior/Cod Fishing  Classe Aberta", estando entre os três melhores classificados, conjuntamente com um coleccionador Neozelandês e um Inglês.
Esta colecção conta a história dos portugueses e da sua intervenção na pesca do bacalhau, recorrendo a selos e outras peças filatélicas. Começa com o estudo do bacalhau como espécie, habitat e características, além do seu valor comercial.
Depois segue com a participação dos portugueses na pesca até ao séc. XVI, seguindo-se o séc. XIX. Fala-se das primeiras viagens dos europeus à Gronelândia e Terra Nova, dos portugueses na Terra Nova, do abandono da pesca no séc. XVI, das tentativas de recomeço, na primeira metade do séc. XIX, dos navios, da pesca a linha, do arrasto e por fim da memória.

Algumas peças raras: carta de Filipe II, cartas de D. José I e D. Maria I, carta de St. Johns para o Porto de 1837, cartas de Portugal (circulada do Porto e por Lisboa) para Inglaterra do começo do séc. XIX, cartas para tripulantes via St. Johns e via Gil Eanes, selos portugueses do séc.XIX datados, etc.
Esta paixão por tudo o que se relacione com selos iniciou-se ainda na Escola Primária e, em particular, a sua aplicação à pesca do bacalhau começou com o falecimento de seu pai, Capitão Matias, que tripulou vários navios da pesca do bacalhau à linha, reunindo todo o espólio que ele deixou: Diários, registos, notas, documentos, etc., e, também, pelo facto do seu pai aparecer num dos selos portugueses alusivos à pesca do bacalhau. A colecção é dedicada à sua memória.
São cerca de 100 folhas A4 das quais 80 estão preparadas para competição traduzidas em Inglês, segundo os regulamentos internacionais de filatelia.
Manuel Matias tem participado,  com a sua colecção, em várias exposições filatélicas não competitivas, como aconteceu em Janeiro de 2010,  no XI Capitulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau, onde foi entronizado Confrade  de Honra, pelo seu trabalho na pesquisa de tudo o que se relacione com bacalhau na área da filatelia por todo o mundo.
Já obteve vários prémios, com destaque para a Exposição Nacional em Viana, no ano de 2008, e a Exposição Luso-Brasileira, em 2009.

Carlos Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário