domingo, 19 de setembro de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 202

PELO QUINTAL ALÉM – 39



A FISÁLIS


A
Bernardino Venâncio e
Joana Rosa de Jesus

Caríssima/o:

a. Ora aqui está uma planta que muitos não conhecerão, mas que abunda no nosso quintal. Como muitas outras, foi levada pela curiosidade e gosto de minha Mulher e adaptou-se de tal forma que temos mesmo de tomar certas medidas: não se ensaia muito para ocupar zonas que lhe não pertencem.

e. Não me ocorre que a tenha visto nos jardins ou quintais da Gafanha, nos tempos da nossa meninice.

i. A fisális é uma planta herbácea, arbustiva, anual; pode variar de 60 centímetros a 2 metros de altura. É apropriada para a formação de maciços e bordaduras, podendo ser plantada em vasos e jardineiras. As folhas são grandes, delicadas, triangulares e com bordas recortadas. As flores hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor) são pequenas, brancas a amareladas. A fruta madura é arredondada, amarelada, alaranjada ou avermelhada, brilhante, macia, suculenta, de sabor doce, levemente ácida e contém grande quantidade de sementes pequenas. Todos os frutos são cobertos por uma capa esverdeada que depois passa a amarelada e finalmente palha, com textura de papel, quando madura.
A propagação é feita através de sementes, muitas vezes, espontaneamente e com tendência a ser um pouco invasora.
A maioria das espécies é oriunda de regiões equatoriais, tropicais e subtropicais, sendo certo que algumas variedades toleram bem o frio ou mesmo geadas leves.
O seu cultivo para fins comerciais assemelha-se ao dos tomates, quer na preparação do solo, na fertilização, na aplicação de tutores, na colheita e demais cuidados.

Utilidade: os frutos maduros podem ser consumidos ao natural ou na forma de sucos, doces, sorvetes, geleias, em molhos de saladas e carnes, compotas e conservas. São também usados como tira-gosto para degustação de vinhos e no fondue de chocolate.



o. Além disso, “o seu lado medicinal não deixa a desejar: é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.
Elas contêm alto teor de vitamina A, C, fósforo, ferro e compostos, como flavonóides e alcalóides.
A planta é indicada para uso medicinal, mas o seu uso deve seguir orientação de um especialista.”
Quem nos ofereceu a primeira plantinha foi-nos informando que quatro frutos por dia, e não mais, ajudam a diminuir o colesterol. Assim sendo, não custa muito, e, quando se procede à rega, lá se ingerem sem dificuldade as quatro 'drageias'.

u. Curiosidades:

1. Nome comum no Brasil, além de outros: saco-de-bode, mata-fome, bucho-de-rã.
Entre nós, procurando nos dicionários (de papel ou virtuais), não se encontra o termo “fisális”; poder-se-á topar “fisália” ou “fisálide”.
Adoptei a forma “fisális” por via erudita, do latim “Physalis”.

2. No Japão, existe uma variedade de cor vermelha chamada hosuki. Lá, anualmente, acontece a Festa do Hosuki.

3. Um grama de sementes de fisális pode conter mais de 1000 sementes.

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário