domingo, 5 de setembro de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 200

PELO QUINTAL ALÉM – 37


 
A FIGUEIRA

A
Professor Manuel Joaquim Ribau e
Manuel de Mira e Maria Merendeiro
Caríssima/o:

a. Estender a mão e saborear um figo é um dos prazeres inesquecíveis que o quintal nos oferece. Às vezes a dificuldade está na escolha: pingo de mel, bacorinho, bachachote, roxo,...?
Havia uma recomendação: “Escolhe o mais cerinha!...” Ou seja, o figo quere-se bem madurinho... e comido debaixo da figueira!

e. Nos idos de quarenta e cinquenta do século passado, houve três figueiras que me foram bem queridas:
– a primeira, plantada por meu Pai, não via os figos maduros que a canalha da casa não deixava: figo inchado, logo comido com o leite a escorrer e... lábios rebentados!;

– a segunda, junto à Escola da Ti Zefa, do outro lado da estrada, num recanto que diziam ser do Ti Manuel de Mira; o filme era parecido: tantos pretendentes de bocas famintas como de alunos da 4.ª classe, nos preparativos para o exame... e está-se mesmo a ver: figo inchado... a mesma história, mas com mais risota!;

– a outra, em casa do Ti Manuel Elviro, debaixo da qual o filho Manuel se “entretinha” a estudar para os exames na universidade! Também tinha figos que alguns lá comi, por sinal, maduros!

i. É importante consumir o figo com a sua pele - pois ela é rica em fibras, proteínas, sais minerais, goma e mucilagem - tendo o cuidado de lavá-lo bem.
Além de nos deliciarmos consumindo-o ao natural, pode-se também fazê-lo na forma de passas secas, em calda ou em xarope.
O conteúdo do látex do figo é maior na fruta verde e serve para coalhar o leite, sendo de 30 a 100 vezes mais potente que o coalheiro preparado do fato dos animais ruminantes.



o. Resumamos tudo o que se diz sobre usos medicinais:
O figo é conhecido pelo seu carácter curativo desde há muitos séculos. Pelas suas propriedades regula a digestão, ajuda a ultrapassar o esgotamento, estimula a capacidade de concentração, melhora o ânimo e elimina o nervosismo.
O seu uso externo está recomendado para as inflamações da boca, chagas e queimaduras.
E acrescentemos só que as folhas e ramos desprendem um látex branco, contendo diversas enzimas utilizadas para eliminar verrugas. É só colocar diariamente uma gota embebida num cotonete e passar na verruga que após uma semana elas desaparecerão por completo.

u. Curiosidades:

1. Quando Adão e Eva comeram do fruto proibido e perceberam o erro que haviam cometido, segundo a Bíblia, tentaram reparar a nudez através de folhas da figueira.
Dessa forma, o figo é apresentado como um dos frutos mais antigos e conhecido dos seres humanos desde os primórdios da sua existência.
Os Hebreus sempre apreciaram o figo como uma fruta nutritiva e, desde os tempos do Antigo Testamento, faziam pão de figo. E há também, o relato de que o rei Ezequias ficou enfermo – com chagas – e o profeta Isaías recomendou-lhe que usasse uma cataplasma de figo. Ele assim fez e recuperou totalmente.

2. O figo é tido como oriundo da Ásia Menor, do Oriente Médio e Grécia, onde os atletas o consumiam em grandes quantidades para aumentar a sua resistência física.
Nas tumbas dos faraós do Egipto, mais precisamente nas pirâmides de Gizé, existe o desenho de uma figueira.
O figo, pelas suas numerosas sementes, foi, para muitas culturas, símbolo de fé e sabedoria, enquanto que a figueira simboliza a fertilidade.

3. Pelas suas qualidades alimentares e nutricionais, a sua versatilidade gastronómica... o figo é ingrediente indispensável na doçaria algarvia. O Figo cheio, o Queijo de figo ou o Morgado de figo são apenas alguns exemplos de como este fruto pode ser preparado.

4. Alguns ditados populares:

“Figos lampos não são para mancos.
Setembro molhado figo estragado.
Da noz, o figo é bom amigo.
Uns comem os figos, a outros rebenta-lhes a boca.
Em tempo de figos, não há amigos.
Água ao figo e à pêra vinho.
Ano de figo torrão é ano de pão.
Antes pão duro do que figo maduro.
Antes para nós um baguinho que dois figos para o vizinho.
Não busques o figo na ameixoeira.”

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário