domingo, 22 de agosto de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 198

PELO QUINTAL ALÉM – 35


O FEIJÃO

A
José Nunes Ribau e
Maria Merendeiro

Caríssima/o:

a. O quintal sempre foi um alfobre de feijão verde... A rega era com água do poço tirada à bomba (que ainda não de lusalite, de pinheiro furado...); só mais tarde foi instalado um motor eléctrico... Apanhadas as vagens, no mercado de Pardelhas se vendiam. Hoje, a realidade é bem outra, mas o feijão ainda ocupa uma boa leira do quintal.

e. Na Gafanha, o feijão sempre foi uma das culturas preferenciais dos nossos pais e avós, mais como grão seco, nos intervalos do milho. Nas nossas pequenas hortas, a colaboração dos mais novos era com o balde na mão ou a tocar à bomba para a rega.

i. O feijão é a base de um dos principais pratos da culinária típica brasileira, a feijoada tal como em Portugal onde o feijão comum (Phaseolus vulgaris) é a base de várias sopas e da feijoada, misturado com arroz ou como elemento de acompanhamento obrigatório das tripas à moda do Porto e ainda em alguma doçaria (por exemplo, o pastel de feijão). As vagens verdes (feijão verde) podem acompanhar, cozidas, qualquer prato de peixe cozido, e, cortadas às tiras, em sopa (sopa de feijão carrapato). No caso do feijão frade, é frequentemente servido com cebola e salsa picadas, a acompanhar atum.



o. O seu elevado conteúdo em fibra ajuda a estimular o trânsito intestinal e, por isso, a prevenir casos de obstipação. Além disso, ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue.
As proteínas do feijão são de qualidade mais baixa que a do ovo ou carne. No entanto, esta qualidade pode ser aumentada se combinar o consumo de feijão com cereais, como o arroz. As leguminosas, como o feijão, são pobres num aminoácido chamado metionina. Ao associar estes dois alimentos, é possível compensar a pobreza neste aminoácido e obter uma proteína de boa qualidade.
Os hidratos de carbono são predominantemente complexos, pelo que o organismo consegue responder com maior eficácia à sua absorção e controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia).
O ferro desempenha um papel importante no transporte de oxigénio no organismo, na produção de energia e no sistema imunitário.
Pessoas com problemas intestinais, como flatulência, devem evitar o consumo do grão inteiro. Poderão optar ralar o feijão e consumi-lo como puré.

u. Curiosidades:

1. É verdade que a casca do feijão provoca gases?
Sim, mas se deixar de molho, além de amaciar, ameniza o problema. Coloque o feijão de molho em água quente, senão de nada adiantará. Cozinhe-o com ervas digestivas - tipo louro - e sempre que for comer feijão, coma folhas na mesma refeição - salada de alface, de acelga, de rúcula, couve à mineira, espinafre refogado. Isso aumenta a quantidade de fibras e acelera a passagem pelo trato intestinal, diminuindo o tempo para a formação de gases. Beba muita água.

2. É verdade que o feijão branco provoca emagrecimento?
Este alimento tem na sua composição um amido resistente, que é fantástico para queimar gorduras. Uma refeição em que o feijão branco está presente, permite queimar ate 25% mais de gordura.

3. O feijão é originário da América Latina e encontra-se actualmente difundido por todas as regiões do mundo.

4. Há por aí alguma criança que não conheça o conto de “O João e o pé de feijão”?

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário