sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rainha D. Amélia e as Termas de S. Pedro do Sul

Balneário

 D. Amélia na escadaria
 No Hotel
 No átrio do Balneário
No átrio do Balneário


A Rainha D. Amélia é uma figura tutelar nas Termas de S. Pedro do Sul. O impacto da sua visita àquela estância termal, em 1894, acompanhada dos seus filhos, D. Luís Filipe e D. Manuel, foi deveras grande. E no ano seguinte, em 1895, um decreto real classifica as termas de “Caldas da Rainha D. Amélia”.
As visitas reais ou de membros de realeza, bem como da aristocracia sonante, revestiam-se, naquelas épocas da Monarquia, de grande importância. Eram, sem dúvida, uma maneira de fazer publicidade e um incentivo à prática dos tratamentos termais. Quem ousava duvidar dos benefícios das águas curativas, preferidas até por gente tão importante? E quem não gostaria de dizer que até usou as tinas em que se banharam os nobres, reis e rainhas?
A figura da Rainha D. Amélia sente-se e pressente-se em cada canto. No Balneário que tem o seu nome, no museu anexo, nos folhetos propagandísticos e publicitários, no espírito dos funcionários, nos hotéis.
Algumas fotos ilustram o que digo, enquanto aconselho que nas termas todos os meus leitores procurem e vejam, ao vivo, o que aqui mostro.

FM

1 comentário: