domingo, 15 de agosto de 2010

"Os Segredos do Vaticano"



Bernard Lecomte, antigo jornalista do La Croix, L’Express e Le Figaro Magazine, escreveu “Os Segredos do Vaticano”, uma obra que se lê com gosto, sobretudo por quem, ao longo da vida dentro do séc. XX, teve conhecimento de muita informação, por vezes contraditória e controversa, saída do Vaticano ou com ele relacionada, como foi o meu caso.
O autor é um especialista em questões religiosas e escreve do que sabe, ou não estivesse ele numa posição profissional que lhe dava acesso a muitos pormenores da vida da Santa Sé. Razões suficientes para ser uma pessoa bem informada e credível.
Li com gosto este livro, com a vantagem de começar por temas que, desde há décadas, me despertaram interesse ou curiosidade, frequentemente alicerçados em boatos ou no “diz-se que…”, enchendo páginas e páginas da comunicação social.
Será que o silêncio do Papa Pio XII, face aos Nazis, foi uma realidade? O mesmo Papa terá proibido mesmo a experiência dos Padres Operários? O Vaticano II esteve prestes a soçobrar no dia da abertura? E o que aconteceu, de facto, quando João Paulo I faleceu ao fim de 33 dias de pontificado? E afinal o que se passa com o Santo Sudário de Turim? E o que revelou realmente a Virgem aos três pastorinhos em Fátima?
Trata-se de um trabalho que pode servir para quem gosta de estar bem informado.

FM

1 comentário: