Está em voga, e bem, o hábito de caminhar, como forma de valorizar a qualidade de vida. É ponto assente que a caminhada faz bem à saúde, contribuindo também para a nossa tomada de consciência ambiental, cada vez mais importante na área do culto e do respeito pela natureza.
Atentas a isso, as autarquias têm-se preocupado em proporcionar condições para as pessoas levarem à prática o pedestrianismo, oferecendo trilhos perfeitamente preparados para o desfrute das riquezas ambientais de que o nosso país dispõe. Ílhavo não foge à regra.
Hoje e aqui proponho o trilho denominado “Entre a Ria e o Mar”, onde poderemos desfrutar a harmonia que existe entre a própria natureza e as tradições da nossa gente. O trilho estende-se ao longo das nossas praias, percorrendo passadiços que atravessam dunas, frágeis por natureza, merecendo por isso o nosso esforço para a sua preservação. Entre no trilho na praia de Barra e prometa a si próprio que vai até à Costa Nova, com bilhete de ida e volta.
Importa caminhar olhando o mar sempre presente, sem deixar de admirar a flora e a fauna dunares, ricas pela sua variedade, que urge fixar, apesar dos constantes ventos que teimam em alterar as nossas paisagens marinhas e lagunares.
Não esqueça a máquina digital, para captar imagens que nos escapam no quotidiano; não perca o norte provocado pelo stresse de um ano de trabalho; afugente angústias e respire fundo os nossos ares puros. Depois atravesse a Costa Nova, olhe as casas típicas com suas marcas a imitar o passado, siga até à ria e imagine-se ao leme de um barquinho de recreio em treino de velejadores. Agora a água é mais serena e convida a uma paragem de minutos.
Numa esplanada, saboreie um refresco e prepare-se para regressar ao ponto de partida, com menos uns gramas no corpo e a alma retemperada para novas e reconfortantes etapas. A vida tem de continuar.
Fernando Martins