quarta-feira, 4 de agosto de 2010

D. Afonso Henriques e as Termas de S. Pedro do Sul

Balneário D. Afonso Henriques à direita

Ruínas: Obras em espera?



As curtas férias que passei em S. Pedro do Sul, sem preocupações de me banhar nas tinas das termas, permitiram-me andar tranquilo pela região. O calor insuportável, contudo, limitou-me os passeios e obrigou-me a procurar as sombras refrescantes. Mesmo assim, deu para visitar alguns recantos e para passar por sítios de férias antigas, com os filhos ainda pequenos. Boas recordações desses tempos em que eu teimava em os defrontar no bate-bate da bola, ao jeito de quem joga ténis.
Recordei as histórias ligadas ao nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques, que escolheu, em 1169, as termas de Lafões para nas suas águas tratar a perna fracturada no desastre de Badajoz, em que se defrontou com seu genro.
As termas, na altura, não precisaram de mais publicidade. Se as águas curaram o rei, é certo e sabido que são milagrosas. Cresceu, pelos vistos, de forma significativa, a fama daquele sítio, abrindo-se as portas a nobres e plebeus, a ricos e a pobres, todos à procura de cura para os seus achaques. Daí a presença tutelar de D. Afonso Henriques na memória de quantos visitam e se tratam nas Termas de S. Pedro do Sul.
As ruínas ainda guardam vestígios da passagem do nosso primeiro rei, mas parece-me que lhe falta um tratamento adequado por parte de quem cuida do nosso património histórico-arqueológico. É que, julgo eu, o nosso D. Afonso terá sido o primeiro e grande dinamizador daquela estância termal.

1 comentário: