domingo, 4 de julho de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 191

PELO QUINTAL ALÉM – 28


 
A ROSA SILVESTRE

A
minha Madrinha Rosa e
Rosa Salsa

Caríssima/o:
a. É daquelas plantas a que não se dá importância a não ser quando flagelados pelos seus espinhos. Contudo, longe disso: as flores, na arcada do nosso quintal, pareciam agitadas com vontade de que nelas reparássemos. E que bonitas estavam! Mais à frente uma outra moita num cômoro também a desafiar-nos...

e. Pelos carreiros do nosso canto só dávamos por elas quando, dissimulando-nos no escondidoiro nos provocavam dores horríveis nos pés descalços... Como podíamos ficar amigos se, com os nossos gritos, nos localizavam e agarravam!

i. Planta curiosa conhecida por vários nomes: rosa-silvestre, rosa-brava, rosa-canina, rosa-de-cão, rosa-mosqueta, rosa-selvagem, rosa-primitiva, silva-macha, silvão.
É uma espécie de rosa selvagem, com poucas pétalas, muito resistente e exótica. Não tem aquela beleza característica da rosa tradicional, mas possui o vigor que só os seres selvagens apresentam. A rosa-silvestre é realmente silvestre...
As suas longas hastes, ora direitas ora ondulantes , são cobertas de picos recurvados. As flores (brancas, rosas ou rosadas), geralmente com cinco sépalas lobadas, chegam a ter um intenso perfume, doce e incomum.

o. Apesar de não mais nos recordarmos que dos seus aguçados picos, dizem que é uma óptima planta medicinal para tratar constipações, gripes e resfriados, devido ao seu alto teor de vitamina C. Mas não só: ainda para feridas, úlceras dérmicas, estomatite e faringite.
O chá de cinórrodo, fruto da silva-macha, esmagado e picado, é rico em vitamina C e diz-se que pode ajudar a evitar constipações e infecções. Se juntar a este chá umas gotas de sumo de limão ou um pedaço da casca de limão, realça o seu sabor suave.


u. Ficam mais algumas curiosidades:

1. Além dos nomes que ficam acima ainda pode ser conhecida por rosa-bandalha.

2. Para a hipótese de haver alguém que espreite por entre as rosas silvestres sempre lhe digo que cinórrodos são pequenas bagas vermelha-alaranjadas que surgem no final de Agosto a Outubro. [Estas bagas contêm minúsculas sementes cobertas de pêlos que irritam o tubo digestivo; deve-se por isso cozinhá-las e passá-las pela peneira antes de as utilizar numa preparação culinária. Têm 8 vezes mais vitamina C que uma laranja e 100gr destas bagas fornecem 7 vezes a dose diária necessária a um adulto.]

3. Acredita-se que as rosas tenham aparecido há 60 milhões de anos. Como testemunha, existe o fóssil de uma rosa silvestre de 40 milhões de anos. O cultivo de rosas também é muito antigo. Por volta de 5.000 A. C., os chineses já as cultivavam e, pouco antes da Era Cristã, elas já apareciam nos seus parques ou jardins. Nesse mesmo período, os egípcios também cultivavam rosas. Do Egipto as rosas chegaram a Roma.

4. Uma informação a não desprezar: Drácula, aquela figura sinistra e asquerosa, aparentemente não pode cruzar água corrente, embora possa fazê-lo mediante uma embarcação. Não entra em casas sem um convite. Um ramo de rosa silvestre no seu caixão impede-o de sair.

5. Terminemos com um sorriso de Florbela Espanca:

...Há nos teus olhos um tal fulgor
E no teu riso tanta claridade,
Que o lembrar-me de ti é ter saudade
Duma roseira brava toda em flor.

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário