quinta-feira, 24 de junho de 2010

Exposição no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré

Márcia Carvalho, responsável pela exposição, orienta a visita da inauguração



Uma história entre a Terra e o Mar


No Centro Cultural, foi inaugurada a 23 de Junho, dia em que há cem anos foi publicado o decreto real que criou a freguesia e paróquia da Gafanha da Nazaré, uma exposição evocativa dessa efeméride. Intitulada “Gafanha da Nazaré — Uma História entre a Terra e o Mar”, vai estar aberta ao público até 19 de Setembro, Festa da Senhora dos Navegantes, que encerra as celebrações do centenário.
Fruto de uma parceria entre a Câmara, a Junta e a Paróquia, que se estendeu a todas as celebrações dos 100 anos de vida da nossa terra, a exposição apresenta cópias de documentos originais da criação da freguesia, quadros fotográficos e mapas representativos da evolução da terra e da sua área portuária.
No dizer do presidente Ribau Esteves, trata-se de «uma homenagem aos obreiros da Freguesia e Paróquia», mas também «um elemento de construção de uma comunidade mais culta, solidária e realizadora».
O Farol em construção e a actual Av. José Estêvão quase sem casas, com a igreja matriz antiga a pontificar na paisagem, alfaias litúrgicas e agrícolas, documentos fundacionais de associações e trajes dos nossos avós estendem-se pelos dois pisos expositivos do renovado e ampliado Centro Cultural.
O presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, fez questão de sublinhar que a exposição, toda ela à volta do passado desta terra, tem um grande significado, sendo o ponto de partida para um conjunto de iniciativas oferecidas gratuitamente à população.
«A partir de Agosto, com uma produção  normal e com a porta aberta aos nossos parceiros, como são as associações», o Centro Cultural vai ter uma actividade integrada em toda esta área do município, liderada pelo Centro Cultural de Ílhavo.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário