sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS EM VISITA AO PORTO DE AVEIRO




Ramal ferroviário do Porto de Aveiro
vai arrancar durante o mês de Março



A exploração do ramal ferroviário do Porto de Aveiro vai arrancar durante o mês de Março, revelou o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, no final de uma visita a esta estrutura portuária.
António Mendonça, que efectuou a sua primeira visita ao Porto de Aveiro após a tomada de posse do novo Governo, destacou a importância do transporte de mercadorias entre o Porto de Aveiro e a Linha do Norte, em Cacia, através da linha ferroviária, um investimento de 72 milhões de euros, e louvou o potencial da estrutura portuária.
"Tivemos oportunidade de discutir com a administração os notáveis projectos que tem feito", disse o governante, salientando o "potencial para o desenvolvimento do seu hinterland".
"Trata-se de um porto jovem mas que já tem um presente muito significativo. Em Dezembro foi já completada a ligação ferroviária, que é muito importante e vem complementar as ligações rodoviárias", salientou o ministro.

António Mendonça destacou ainda a importância do porto para a economia da região: "Em Março vamos ter o início da exploração, mas o que é importante salientar é o desenvolvimento do Porto de Aveiro em termos económicos e sobretudo em termos do alargamento do seu hinterland, particularmente para as zonas de Espanha de Castela e Leão".
Com a entrada em funcionamento da ligação ferroviária, as autoridades portuárias estimam que 15 por cento do tráfego de mercadorias que actualmente é feito por estrada passe para o comboio, valor que poderá aumentar para os 40 por cento com as mercadorias transportadas no "hinterland" até Espanha.
As obras, concluídas em Dezembro passado, representaram um investimento global de 72 milhões de euros, 50% comparticipados pelo Fundo de Coesão e 50% pelo Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) e da REFER.
O ramal do porto de Aveiro tem uma extensão aproximada de nove quilómetros, em via única não electrificada, permitindo a circulação de composições de mercadorias com uma carga máxima de 25 toneladas por eixo.
O ramal arranca na Plataforma Multimodal de Cacia, junto à Linha do Norte, e termina junto ao porto de Aveiro, com ligações aos terminais portuários.
O ramal evolui paralelamente à auto-estrada 25 (A25) e o interceptor do Sistema Integrado Multimunicipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes Líquidos da Ria de Aveiro (SIMRIA).


Com LUSA
Fotos de Jaimanuel Freire

Fonte: Newsletter do Porto de Aveiro

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