quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A maior cavaca de São Gonçalinho



“A maior cavaca de São Gonçalinho” foi apresentada no dia 12 de Janeiro deste ano. Mordomos da festa e crianças do Centro Social Paroquial da Vera Cruz (CSPVC), em Aveiro, transportaram a cavaca, em procissão, desde a confeitaria encarregada da sua confecção até à capela do mais popular santo dos aveirenses. Junto à capela de São Gonçalinho, a cavaca foi partida e do cimo da torre, como manda a tradição, foi atirada, para que o povo a saboreasse. 
O doce típico pesava 10,140 Kg, tinha 1,904 m de comprimento e 0,45 m de largura. Apresentou-se como candidata ao Guinness World of Records, tendo sido o acto testemunhado pelo Governador Civil de Aveiro, Filipe Brandão, pelo presidente da Câmara, Élio Maia, e pelo presidente da Associação Comercial, Jorge Silva 
O acontecimento, referenciado pela comunicação social, teve, contudo, uma finalidade mais ampla: pretendeu envolver a comunidade aveirense na construção da Creche da Vera e do Cruz, daquele centro social. A instituição foi até ao povo e o povo ficou mais interessado pela construção da nova creche. A ideia nasceu no âmbito do projecto AJUD’ARTE, concebido para promover iniciativas de angariação de fundos, aproveitando artistas de vários quadrantes, da região e não só. 
Com a colaboração especial da Quinta Pedagógica de Aveiro e do Zé Pedro, guitarrista dos Xutos e Pontapés, padrinho oficial do projecto, estão convidados, como cabeças-de-cartaz, Manuel Alegre (escritor e político), Hélio Loureiro (cozinheiro da Selecção Nacional de Futebol), José Agualusa (relações públicas), Michel Chen (empresário de Circo), Joel Reigota (estilista), Cláudia Stattmiller (atriz), Ana Lia (bailarina), Rui Bela (fotógrafo), Fernando Silveira (acupunctor e mestre de artes chinesas) e artistas do AveiroArte. O AJUD’ARTE, que se destinava a funcionar em 2009, “transformou-se num projecto com lógica para continuar, na perspectiva de que nós oferecemos alguma coisa, que alguém nos oferece a nós, e a comunidade, em troca, dá-nos o seu donativo, para que a instituição possa responder às necessidades das famílias”, garante-nos a directora de serviços da área educativa do CSPVC, Paula Hipólito. 
Até ao presente, já funcionaram Workshops sobre Origami (arte japonesa de dobrar o papel), modelagem de balões, massagem Shiatsu, pintura com tinta-da-china sobre papel de arroz, Adobe Photoshop e Bijutaria com trapos, com a colaboração gratuita, respectivamente, de Elisa Silveira, Fernanda Silveira, Miguel Carvalho e Rosário Paiva. Ainda houve a organização de um jantar de angariação de fundos, um espectáculo de Magia Solidária, com Artur Santos, e animação musical de Michel, da organização 1000 Cerimónias. A participação no Cortejo paroquial – No caminho da esperança, dar-se é alegria traduziu-se num grande êxito. Também foi editado o livro Pelos Canais – Palavras e gestos que edificam, com textos dominicais do pároco da Vera Cruz, padre Manuel Joaquim Estêvão da Rocha. 
É oportuno sublinhar que os artistas do AJUD’ARTE, afinal, acabam por ficar mais conhecidos, resultando daí o convite para participarem noutros eventos. Em termos económicos, os resultados líquidos traduzem-se no contributo de quantos beneficiam dos Workshops e das demais iniciativas, sem que a instituição tenha grande trabalho com os eventos, para além do serviço voluntário que dirigentes e trabalhadores oferecem livremente, nas suas horas vagas. “Porque o Estado não pode dar tudo, todos temos que nos envolver, porque somos todos cidadãos, sendo a responsabilidade de todos; A época é de crise, os donativos já foram maiores, toda a gente está um bocadinho a encolher-se; portanto, temos, devagarinho, de encontrar estratégias que nos permitam garantir a sustentabilidade das instituições”, adianta ao nosso jornal Paula Hipólito. E sobre a solidariedade, acrescentou: “A solidariedade não é só darmos o nosso dinheiro, mas o nosso tempo; neste caso, importa tornar mais visíveis as instituições; as instituições não são os edifícios, mas há outras coisas que não se vêem, como é o trabalho do dia-a-dia, o qual tem realmente importância junto das comunidades.” 
A creche em construção, junto ao edifício-sede do CSPVC, apresenta-se com linhas modernas e todo o espaço foi concebido segundo as normas mais recentes. De cores airosas, tem capacidade para 66 crianças e 15 trabalhadores, o seu custo, com equipamento, ultrapassará os 630 mil euros. O PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais” co-financia a obra, tendo o Centro Social de angariar 300 mil. A abertura, para funcionar em pleno, está prevista para Setembro. 
O CSPVC foi criado em 1971, por iniciativa do então pároco da Vera Cruz, Padre Manuel António Fernandes, e desde essa altura mantém o espírito solidário, como sublinha a directora: “Uma instituição como a nossa só faz sentido se responder, a cada momento, aos necessitados que vão emergindo na comunidade; já não chega fazer mais do mesmo.” Reconhece que há valências que nasceram há muitos anos atrás e que ainda hoje fazem sentido, “mas fazem sentido numa lógica de adaptação a novas realidades”. E sobre as ATL, esclarece: “houve mudanças, ao nível das estratégias políticas do Governo, pelo que houve necessidade de as readaptar, continuando a ser possível trabalhar com qualidade”. E esclarece: “Parar no tempo é que não podemos, temos de evoluir; as problemáticas vão surgindo diferentes, se calhar algumas com muitos anos de existência, mas com nuances diversas; as instituições têm de se reorganizar, tal como as empresas têm de se ajustar ao mercado.” 
Paula Hipólito fez questão de salientar que as IPSS devem possuir capacidade de adaptação e de criatividade, para que as respostas sejam “cada vez mais inovadoras, com melhor qualidade”. E depois de referir que “a necessidade faz o engenho”, acrescentou: “se não existe dinheiro para construir uma creche de raiz, temos de abraçar esse desafio, lutando, por todos os meios, para arranjar forma de o conseguir.” Nessa linha surgiu o AJUD’ARTE, um projecto entre tantos outros que o CSPVC vai dinamizando, até porque a questão das artes faz parte dos projectos educativos desta instituição. Aliás, a directora do centro social frisou que “as áreas artísticas têm grande potencial”. Assim, os artistas, como é o caso, “estão a ajudar-nos a implementar esta acção, no sentido de a instituição chegar a toda a comunidade e de toda a comunidade chegar até à instituição; sempre com a criatividade como ponto de partida”. 
Paula Hipólito considera que o voluntariado deve ser uma atitude recorrente, tanto nas IPSS como nas empresas, tendo em conta que, “se todos estiverem bem, eu estou melhor ainda; não podemos estar bem se ao nosso lado alguém estiver mal”. E sobre a crise económico-social, adiantou que o CSPVC a sentiu significativamente, registando, nesta altura, 77 mil euros de mensalidades não pagas. Lembrou que esta realidade se deve ao desemprego e aos empréstimos contraídos pelas famílias. “Quando percebemos que, efectivamente, a família está a passar necessidades, há formas de a ajudar; baixamos as mensalidades e, em certos casos, canalizamos as pessoas para instituições ou serviços que as possam apoiar”, afirmou Paula Hipólito. 

Fernando Martins

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue

Arquivo do blogue