quarta-feira, 1 de julho de 2009

Férias em tempo de crise: Como eram as férias dos nossos avós?

Tenho andado para aqui a escrever um pouco sobre férias em tempo de crise, como se através dos tempos toda a gente pudesse gozar um período, mais ou menos certo, sobretudo no Verão, sem as normais preocupações profissionais. Claro que os nossos avós estavam longe de poder beneficiar delas, como nós hoje as temos. Mas será que todos os portugueses podem, actualmente, gozar férias? Tenho a certeza de que não.
No jornal i pode ficar com uma ideia, embora o jornalista António Mendes Nunes se refira, apenas, às férias dos lisboetas. Já agora, desafio os meus leitores a avançarem com as suas achegas sobre as férias de antanho... Quem quer ou pode dar uma ajudinha?

5 comentários:

  1. Aí vai uma ajudinha:

    As férias grandes (escolares)eram passadas na "marinha", com a canastra de sal à cabeça, e a "rêr" e ajudar a amanhar a marinha. Não havia sábados, domingos ou feriados. Outros tempos.
    Hoje o meu pai seria chamado de explorador de trabalho infantil.
    Angelo Ribau

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    Certo dia também fui à marinha. Penso que foram todos os teus irmão. A tua irmã, a Maria, não foi.
    No regresso, a bateira que nos levou e trouxe pregou-me um susto, com o vento a incliná-la nem sei quantos graus. Um dia destes tentarei lembrar essa ida à marinha que o teu pai amanhava...

    Um abraço

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. As minhas férias d'antigamente? Ui...que ricas férias eu tinha! Ajudava nos trabalhos agrícolas, que nessa época do ano era a rega do milho! Era o meu único contributo para ajudar a mãe, já que durante o ano lectivo ,me davam todo o tempo do mundo para os estudos. E que fazia eu? Derretia a lama que se ia buscar à ria, para impedir que a água se infiltrasse toda na caneija, lembram-se? Comecei desde tenra idade...os meus tratamentos de beleza! Hoje as lamas são usadas nos institutos de beleza para máscaras faciais! Por isso tenho a juventude que se vê! rsrsrs
    DA

    ResponderEliminar
  4. As minhas férias grandes eram deliciosas... Agora, nem pequenas tenho!!! Este País ñ me permite ter férias! É um País desgraçado.

    ResponderEliminar
  5. Donzilia disse:
    E o que disse trouxe-me à memória o meu irmão mais novo, que, em tempo de férias, tinha a "profissão" de tocar a vaca, á volta do poço. Tanto que ficou cognominado entre os seus colegas de estudo que do facto tiveram conhecimento, "O tocvaca vaca"...
    Angelo Ribau

    ResponderEliminar