quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ninguém seja Estrangeiro

Siri Hustvedt
1. Em inícios de Junho a escritora norte-americana Siri Hustvedt, esposa do reconhecido escritor da actualidade Paul Auster, lançou o seu quatro romance. De ascendência norueguesa, cedo ela sentiu os EUA como a sua terra e nos tempos de estudante (anos 80) foi para Nova Iorque. Nessa cidade cosmopolita sentiu a presença de gentes de todas as paragens, de todos os sotaques, de todos os credos, pois o credo fundante dessa liberdade social é inclusivo e respeitador. Por estes dias, Siri concedeu uma interessante entrevista à televisão portuguesa (claro, no canal 2 e a horas já bem tardias) acerca do novo romance e do sentir da vida e do mundo.
2. O seu pai foi militar na 2ª guerra e assistiu à mortandade horrenda nessas paragens turbulentas da Europa (tal como ela assistiu ao 11 de Setembro). Foi quando da situação do falecimento de seu pai (2003), Lloyd Hustvedt, que Siri começou a redigir a sua obra «Elegia para um americano», escrito de pendor marcadamente autobiográfico como significando um luto pela partida do pai. A crítica aponta para uma ficção «sobre o luto e a transmissão das gerações», para um livro dedicado à filha, actriz e cantora, Sophie Hustvedt Auster. Destacando-se como a enfermidade e morte favorecem o dar-se sentido pleno ao tempo da vida, na referida entrevista a escritora a certa altura lança o olhar de admiração sobre a cidade de Nova Iorque, onde vive: sublinha que «em Nova Iorque, ninguém é estrangeiro!»
3. Pouco importando-se com a ideologia política ou mesmo contrariando um certo e existente imperialismo americano que teve em W. Bush um sinal menor, a admiração pela cidade onde ninguém se sente de fora porque todos vêm de todas as paragens, sendo simbólica, acaba por ser um reflexo do melhor que a condição humana pode sentir. Há 2000 anos Paulo de Tarso, inspirado em textos bíblicos falando da nova condição diz que: «Já não há estrangeiro, nem escravo, nem homem ou mulher». Só no futuro?!
Alexandre Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário