quinta-feira, 4 de junho de 2009

Crónica de um Professor...

Johnny Holliday
Irreverência II
“Sleep is my only homework. And I wish I had more of it”
(O meu único trabalho de casa é dormir. E gostaria de ter mais trabalho desse...) Em letras brancas, garrafais, sobre fundo preto, ostentava com ar desafiador, aquela inscrição na sua t-shirt nova. Era aquele aluno, oriundo dali, da Costa Nova, com uns olhos verde-água, quase transparentes, penetrantes. A língua inglesa era para ele uma toada estranha, que em nada se assemelhava aos pregões que ouvia no mercado, onde a sua família vendia o pescado. Não vislumbrava qualquer utilidade nela, nem sequer na época balnear, em que a sua zona era visitada e frequentada por uma multidão de turistas estrangeiros. A ocupação nos tempos de férias, em restaurantes e bares, onde podia usar, dar utilidade à língua estrangeira, não era suficientemente atractiva para o demover da sua inércia. Deixava-a passar ao lado! P’ra quê falar Inglês, se os seus compinchas tão bem o entendiam e as suas aspirações na vida, não tinham acompanhado o seu crescimento, tinham ficado anãs? Aquela inscrição, subversiva, em Inglês, despertara-lhe o apetite! Era “in” exibir um dito jocoso, na língua mais falada do planeta! A teacher esteve atenta e aproveitou, pedagogicamente, aquela intencionalidade irreverente. Pelo menos, aquela frase entrara-lhe e sabia o seu significado! Atrás desse, outros viriam, também provocadores, mas... o que interessa é que lhes visse a utilidade. T-shirts com inscrições, em Inglês, mescladas com certa conotação humorística, sempre foram do agrado da teacher, que ainda hoje as usa no seu quotidiano. Desde cedo que exerceram fascínio na sua mente feminina e a aquisição dessas peças de vestuário tem sido uma prática recorrente. Evoca aquela fase dos seus verdes anos, na Faculdade, em que se pavoneava pelas ruas da Lusa Atenas com a efígie do cantor pop Johnny Holliday. A revista jovem da altura, Salut les coupains promovera a venda dessas t-shirts a troco de uma pequena quantia em francos. Fã que era do cantor, lá vai a jovem universitária encomendar e receber, pelos CTT, a almejada encomenda. Ah! Aquilo é que foi um delírio! Toda ufana e ostentando uma coisa original (ninguém fora tão excêntrico (!?) percorria o caminho para a universidade e ouvia, com a timidez duma teenager, o piropo avulso de algum transeunte com quem se cruzava! O rosto estampado no peito daquele cantor francês era o mote para uma comunicação unilateral... mas que dava algum gozo àquela aspirante a teacher! Afinal, aquela criatura ingénua, com ar de santinha, introvertida e sonhadora, tinha lá no fundo, aprisionada, a sua fracção de irreverência que haveria de explodir num futuro longínquo... quiçá na idade madura!
M.ª Donzília Almeida 05.06.09

9 comentários:

  1. Atão a lingua mais falada do mundo pensava eu era o mandarin...
    Tamos sempre aprender.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Por nativos, sim! Tem toda a razão!
    Mas por estrangeiros?
    Se for à China....fala chinês?rsrs
    DA

    ResponderEliminar
  3. Então, Amigo Zé?
    Não me deu troco? Venci...ou convenci? Ou...serei uma convencida?
    Olhe que não, olhe que não, (como diria o noso amigo Cunhal)! É só aparência.......e estas iludem!
    DA

    ResponderEliminar
  4. Num desas coisas mas ouvi dezer que ha 780 milhoes que falam mandarin como segunda língua.
    Selá veldade???

    ResponderEliminar
  5. Em números leva-me a palma! Não sou forte nisso! E parece-me que é daqueles que também fala mandarim, como 2ª língua! Ou será ilusão dos meus ouvidos? Pelo "sotaque"...parece! rsrsrs
    DA

    ResponderEliminar
  6. vamos a ver!

    o mandarin: 900 milhoes em lingua materna, 300 milhoes en segunda lingua = 1200 milhoes

    o ingles: 360 milhoes em lingua materna, 720 milhoes em 2da lingua e lingua estrangeira = 1060 milhoes

    1 ponto p'ro ZE
    0 ponto p'ra DA



    e para informaçao, no RANKING mundial, o ingles so chega na QUARTA posiçao logo à frente do nosso portugues mas por tras,respetivamente, do mandarin, do hindostani(indi) e do...castelhano!

    FONTE: WIKIPEDIA

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Conde! Faço a devida vénia à nobreza!rsrsrs Vejo que é uma pessoa bem informada! E formada também, deixe-me dizer-lhe! Rebate as minhas opiniões com uma pinta! O que só prova que em números sou mesmo um zero à esquerda! Mas...isso, confessei logo na 2º ou 3º intervenção! O meu negócio é outro...são as palavras! Bem ditas, malditas (esta foi de propósito, para o picar!) Permite-me? Até estou a achar piada a este duelo verbal! Numérico não, já disse! Se vem com + nos....oh.....fico logo derrotada!
    Mas não, por terra, claro! Prefiro ir ao mar...fazer um cruzeiro!
    Hug
    DA
    Pensei que estava a falar com o Zé...e afinal era com o Sr Conde! Baralhei o discurso...mas entendam-se os dois! Mas não se ponham à batatada por favor! Até chega a ser divertido isto, não acham?
    Eu....muito!
    DA

    ResponderEliminar
  8. deveras,muito divertido, mas
    nada de batatada, isso nao dà !!
    e como possivelmente o Johnny Halliday diria: "il est bon de rire, mais restons en là"

    cumprimentos
    PC

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Conde!
    Vejo que tem sentido de humor, o que abona muito a seu favor e do género...masculino em geral! Ter fairplay é também uma forma saudável de estar na vida! Aprecio muito as pessoas com este dom! Dizem...rsrsrs....que eu o tenho no nome!!!
    Hug
    DA

    ResponderEliminar