terça-feira, 3 de março de 2009

TINHA SIDO O GALÃ DA ALDEIA

Na sua juventude tinha sido o galã da aldeia. Vestia bem e apresentava-se com dignidade. Bem falante e de boa figura, era alvo das atenções onde quer que estivesse. Tinha o seu emprego estável e era competente. Depois, de um dia para o outro, por razões que desconhecemos, começou a beber e a desleixar-se. A partir daí foi o fim. Qual farrapo humano, deambula por aqui e por ali, de taberna em taberna. À noite recolhe-se à sua barraca. Os primeiros amigos, os da juventude, esqueceram-no ou ignoraram-no. Os amigos de hoje, se os tem, vivem, na sua maioria, os mesmos objectivos, sempre alimentados estes pelo copo de tinto ou branco, conforme as circunstâncias. Os outros amigos, os que não bebem, bem tentam recuperá-lo e ajudá-lo, mas pouco têm conseguido. A queda na escala social e a degradação provocada pelo álcool aniquilaram o indivíduo. O farrapo humano, completamente desligado e desinteressado da vida, continua, apesar de tudo, um ser humano com corpo e alma. Continua nosso irmão. Vamos mesmo tratá-lo como tal?
Fernando Martins
Publicado no TIMONEIRO, Fevereiro de 1990
NB: Revisitei números antigos do TIMONEIRO e neles encontrei textos que se tinham varrido da minha memória. Alguns, por um ou outro motivo, aqui serão publicados. Talvez pela sua flagrante actualidade.
FM

1 comentário:

  1. É perante situações destas que se manifesta a essência do ser Cristão!
    Jesus, Aquele Ser duma bondade e tolerância infinitas....nunca condenaria este homem,.....nem lhe atiraria pedras, muito menos! Teria ido às origens da sua decadência/degradação e...teria promovido a sua reabilitação!
    É a mensagem que deixo a todos!
    Em vez decondenarmos, racional e friamente...tentemos perceber o background deste ser humano, as verdadeiras razões que o levaram a este estado.....de coisas...
    Imitemos, sem medo de perdermos a nosa individualidade, a nossa personalidade, Aquele que foi, é e sempre será o modelo das Human Relations!
    DA

    ResponderEliminar