quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Tecendo a vida umas coisitas – 111

BACALHAU EM DATAS- 1
APRESENTAÇÃO Caríssima/o: Hoje, com todo o gosto, iniciamos com uma data de bacalhau, o que pode ser lido de várias maneiras; mas, das duas mais correntes (muito bacalhau e... bacalhau em datas), escolhi a última. Assim, se tivermos saúde e audácia, e enquanto o espaço no-lo permitir, com as vossas paciência e sábia colaboração, iremos descobrindo e penetrando no reino do “fiel amigo”. Não, não se iludam que não trarei novidades nem muito menos descobertas impensáveis; também não apelarei para a minha experiência nesses domínios, que a não tenho; ainda muito menos poderei apresentar-me como estudioso nessa área... Então, perguntareis com toda a lógica, que vem este patarata escrever aqui e sobre o bacalhau? Tão-só apresentar uns linguados (perdão, uns apontamentos rabiscados...), alinhavados ao longo destes últimos anos e que fui pescando nas arcas dos entendidos. Serão enfadonhas tais águas para os peritos; uma chatice para os bravos pescadores; uma incursão desnecessária para os empresários... Apesar disso rumarei mesmo contra-corrente e com o vento contrário, convencido como estou que uma acha será sempre uma achega para uma boa fogueira onde todos nos poderemos aquecer, petiscando uma isca de bacalhau salgado e conversando mano a mano para acertar agulhas... E a porta fica sempre aberta para uma boa corrente de ar, refrescante e purificadora; com tal brisa a jornada será mais pronta e a barra abrir-se-á para uma entrada ansiada e festiva... Como navegaremos? De vela latina, bolinando, sabendo onde fica a arribação e procurando nunca perder o norte. Porém, se tal acontecer, estou pronto a ceder o leme para que alguém corrija a rota... E... vamos com Deus! Próspero Ano Novo! Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário