terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Presidente da Junta quer prendas para os gafanhões


Centenário da freguesia da Gafanha da Nazaré 
quer oferecer alguns melhoramentos à população

Manuel Serra
A celebração do centenário da criação da freguesia da Gafanha da Nazaré, em 2010, quer oferecer alguns melhoramentos à população. Assim nos garantiu Manuel Serra, Presidente da Junta de Freguesia, em conversa sobre a efeméride, que vai ser comemorada durante todo o ano de 2010. A Junta está atenta a essa realidade e “tudo fará para que datas importantes e simbólicas sejam dignamente recordadas”, disse. 
A criação da freguesia, em 31 de Agosto de 1910, mas também a elevação a vila, em 1969, e o salto para cidade, em 2001, vão ser, sem dúvida, “datas que possam proporcionar boas reflexões sobre a terra que fomos, somos e queremos ser”, na perspectiva do autarca da Gafanha da Nazaré. 
Nessa altura, quem circular habitualmente pela Avenida José Estêvão vai experimentar uma alteração significativa, na zona da igreja matriz. Aí, passa a haver um só sentido para o trânsito automóvel, “entre o cruzamento das Caçoilas e o acesso que conduz ao Centro Cultural, com passeios mais largos e arranjos modernos, sem estacionamentos”, referiu Manuel Serra.
Ao lado, na área correspondente ao antigo mercado, vai nascer “um amplo e funcional edifício”, para sede da Junta de Freguesia e Correios, de forma “a responder às exigências actuais”, garante o autarca. Este novo largo, com estacionamento subterrâneo, “vai tornar-se num novo centro cívico da cidade”, com ornamentação condigna e zona lúdica “próprias da celebração do centenário da freguesia”, acrescentou. 
Apesar de estes projectos resultarem de um concurso de ideias, o presidente da Junta fez questão de sublinhar que “as alterações aplicadas resultaram de sugestões dos moradores”, durante o período de discussão pública. Entretanto, o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré também vai passar por obras de melhoramentos e remodelação, resultantes de “carências sentidas ao longo dos 14 anos da sua existência”, como nos confirmou o presidente da Junta. 
Manuel Serra adiantou que o palco foi dado “como desadequado”, e que “as comodidades dos espectadores, em festas e outros eventos, amplamente justificam o que vai ser feito”. O novo palco avança para o anfiteatro exterior, melhorando-se o interior, que ficará maior e “mais digno, com galerias para artistas e outras pessoas do espectáculo”. 
O autarca da Gafanha da Nazaré lembrou que o Centro Cultural já foi contemplado com diversas obras laterais, “criando-se novas funcionalidades”, sendo certo que os trabalhos agora programados vão ser “mais significativos”. Oferecem-se, deste modo, novos espaços para o desenvolvimento de actividades culturais e sociais, num esforço de responder, objectivamente, “às necessidades das populações”, frisou.
Em jeito de conclusão, Manuel Serra garantiu-nos que estes melhoramentos foram agendados, de certa forma, tendo em conta as celebrações do centenário da criação da freguesia. Nessa linha, admite que tudo vai ser feito pela Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio da Junta, para que 2010 possa oferecer aquelas prendas ao povo da Gafanha da Nazaré. 

Fernando Martins 

NOTA: Texto publicado no "Timoneiro" de Janeiro

3 comentários:

  1. Esperava que o Presidente da Junta estivesse mais apto a referir-se não tanto às obras materiais, das que precisam a fundo dos nossos impostos, mas da necessidade de criar novos e mais civilizados comportamentos na população.
    Podemos começar por estabelecer protocolos com as escolas para por os alunos a estudar a identidade da Gafanha da Nazaré, garantindo futura publicação. Precisamos dos mais jovens para aprofundar a memória da nossa gente, sob pena de a estarmos a perder irremediavelmente. Estou disponível.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Hélder

    Sei que já alguém pensou em propostas dessas. Temos que dar tempo ao tempo. Mas haverá novidades, disso tenho quase a certeza...

    Um abraço

    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  3. Solicito ao Sr. Presidente, duas obras básicas, numa cidade digna desse estatuto, que são:
    1. Passeios em todas as ruas da cidade;
    2. Arranjo das entradas pela A25, com prioridade na rua desde a rotunda do nó (rua padre Américo), passando pelo depósito da água (rua Afonso de Albuquerque) até ao cruzamento da rua com a escola secundária. Os professores e os alunos que por ali passam agradecem e com certeza chegam à escola mais bem dispostos para iniciarem as aulas.(além da imagem da nossa terra, que levariam de volta, aqueles que nos visitam)
    Obrigado
    Serafim Pinto

    ResponderEliminar