sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Senhora dos Navegantes no Forte da Barra - 1

Andor com Nossa Senhora dos Navegantes
1 – Devoções Marianas É conhecida, de há muito, a devoção que as gentes das Gafanhas têm por Nossa Senhora, à semelhança do que acontece um pouco por todo o País. A figura da Mãe, tanto no plano natural como divino, levou os crentes a aceitarem a Virgem Maria como símbolo da ternura, da disponibilidade, da protecção e do amor. Nessa linha, Maria nunca deixou de inspirar devoção a quem olha para Ela, sobretudo em momentos de aflição ou dificuldades. A Mãe de Deus, e nossa Mãe também, está permanentemente aberta ao povo sofredor. Nossa Senhora da Nazaré, da Encarnação, do Carmo, dos Aflitos, da Boa Hora, da Boa Viagem, da Saúde, dos Campos e, ainda, dos Navegantes. A mesma Nossa Senhora para cada situação. Não é de estranhar, pois, que a Senhora dos Navegantes tenha surgido em espaço e tempo de frágeis técnicas de marear, com perigos constantes, tanto à boca da barra como no mar alto. Embora não se saiba de onde partiu a ideia de venerar no Forte da Barra a Senhora dos Navegantes, é de presumir que a proposta, com toda a naturalidade, tenha nascido no coração de quem vive sentindo as riquezas do oceano, mas também a sua bravura.
Fernando Martins
Nota: Até às Festas da Senhora dos Navegantes, que vão ter lugar nos dias 20 e 21 de Setembro, no Forte da Barra, Gafanha da Nazaré, irei publicar, neste meu espaço, algumas notas, para recordar. Claro que espero achegas que possam enriquecer-nos.
FM

3 comentários:

  1. Depois do que tenho visto nesta procissão, recomendo alguma disciplina no embarque, lotação das embarcações e distribuição dos passageiros de modo a evitar acidentes inesperados que já estiveram na eminência de acontecer. No entanto esta situação mantem-se ano após ano sem o reparo das autoridades competentes. É certo que nunca aconteceu nada grave mas pode acontecer um dia.

    JM

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, João, pelas tuas observações.

    Curiosamente, a organização, em carta que me enviou, diz: Os barcos oficiais "transportarão pessoas devidamente autorizadas."
    O problema, à partida, poderá ser dos outros... Penso eu!

    Um abraço

    FM

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar