segunda-feira, 22 de setembro de 2008

OUTONO

O Castanho e as Castanhas vêm aí
 
Não podemos exigir das estações do ano aquilo que elas não têm a obrigação de dar. O Outono, que hoje começa, está no seu legítimo direito de começar com chuva e, para já, sem sol à vista. Querer o contrário, isto é, um dia luminoso e bonito, é pedir o ilógico. Portanto, há que aceitar a natureza, com tudo o que ela tem para nos oferecer em cada época do ano. 
O importante, a meu ver, é criarmos em nós o gosto por descobrir no Outono, se possível, o belo até no horroroso. Será um exagero, mas tem uma pontinha de verdade. Assim, até me está a saber bem ouvir a chuva a cair nesta manhã sombria, sem ponta de sol, sem ponta da alegria esfuziante que um dia de Primavera ou de Verão nos pode proporcionar. 
E não é verdade que, com o Outono, vamos poder apreciar a beleza e a riqueza do castanho com todos os seus matizes? E também não é nesta época que podemos saborear as castanhas assadas, mesmo que elas venham embrulhadas numa folha de jornal ou de lista telefónica? 

F. M.

3 comentários:

  1. Não esquecer também os dióspiros que já se apresentam comestíveis, pelo menos no meu pomar. Creio serem eles os arautos do Outono.

    Cumprimentos

    João Marçal

    ResponderEliminar
  2. Também os tenho, meu caro. Mas cá para mim, prefiro as castanhas quentinhas e boas.

    Um abraço

    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  3. Também os tenho, meu caro. Mas cá para mim, prefiro as castanhas quentinhas e boas.

    Um abraço

    Fernando Martins

    ResponderEliminar