sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A Nossa Gente - Alfredo Ferreira da Silva

Neste mês de Setembro em que no dia 21 se realiza a Procissão em Honra da N.ª S.ª dos Navegantes, organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, e que este ano integrará o programa oficial da Regata dos Grandes Veleiros, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, dedicamos esta rubrica ao Sr. Alfredo Ferreira da Silva, Presidente da referida Associação. 
Natural da Macinhata do Vouga, Concelho de Águeda, Alfredo Ferreira da Silva nasceu a 1 de Janeiro de 1932, contando já com 76 preenchidos anos de vida. Após a conclusão da 4.ª classe, foi trabalhar no estabelecimento comercial de um irmão, em Aveiro, e aí permaneceu até ser chamado ao serviço militar, tendo posteriormente passado por diversas firmas ligadas ao ramo do comércio, deixando sempre marca positiva da sua passagem. 
Há cerca de 47 anos, foi viver para a Freguesia da Gafanha da Nazaré, onde desde logo demonstrou ser um Cidadão solidário e activo na construção e na promoção do Município de Ílhavo, tendo, em 1977, integrado o Executivo Municipal, do mandato de 3 anos presidido pelo Eng. São Marcos Simões, naquelas que foram as primeiras eleições democráticas. 
Em 1983, voltou à Câmara Municipal de Ílhavo como Vereador, primeiro no mandato do Inspector José Francisco Corujo, acumulando igualmente funções como dirigente da Cooperativa Eléctrica da Gafanha da Nazaré e, três anos mais tarde, no mandato do Eng. Rocha Galante, como Vice-Presidente, por mais quatro anos. 
Sempre envolvido nas questões culturais, sociais e religiosas da Gafanha da Nazaré, Alfredo Ferreira da Silva foi durante muitos anos responsável pela Catequese, organizando as festas de encerramento do ano catequético. A ausência de um grupo de folclore da terra nessas festividades fez surgir a ideia da necessidade de formar um grupo folclórico, tendo Alfredo Ferreira da Silva sido o mentor e um dos fundadores do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré (1983). 
Sob a sua direcção nestes 25 anos de vida, o Grupo que, conta actualmente com cerca de 50 elementos, tem como principal objectivo a defesa dos usos e costumes dos nossos antepassados, dedicando-se à pesquisa e arquivamento de tudo o que está relacionado com o folclore, tais como danças, cantares e trajes. Neste seguimento também a recuperação e transformação da típica Casa Gafanhoa em Museu teve origem nesta Associação e veio a concretizar-se pela Câmara Municipal de Ílhavo, a 11 de Novembro de 2000, data da sua inauguração. 
Foi pelo trabalho notável que tem desenvolvido ao nível da preservação e da promoção dos valores da história e da cultura do Município de Ílhavo, muito em especial no que respeita à gestão do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, que a Câmara Municipal de Ílhavo agraciou Alfredo Ferreira da Silva com a Medalha de Mérito Cultural em Prata, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de 2007. In “Viver em”, da CMI
:
NOTA: Permitam-me que manifeste a minha satisfação por ver a justiça da Câmara Municipal de Ílhavo nesta homenagem, embora singela, ao meu amigo Alfredo Ferreira da Silva. Não há dúvida nenhuma sobre o seu envolvimento social, cultural e religioso na Gafanha da Nazaré, freguesia que o adoptou como filho dilecto. Não é todos os dias que encontramos, em qualquer terra, um homem que se deu e dá todo aos interesses da sua cidade, sacrificando, por vezes, a própria vida pessoal. 
O Alfredo, quando se envolve seja no que for, assume por inteiro as responsabilidades inerentes às tarefas que urge concretizar, vencendo obstáculos, ultrapassando barreiras, estimulando outros para que o acompanhem, com determinação. Nem sempre é seguido, porque a disponibilidade dos alguns não será tão completa como a sua, mas ele lá está, na hora precisa, para resolver os problemas. 
Os meus parabéns ao meu amigo Alfredo. E também à nossa autarquia, pela coragem em distinguir quem merece, com oportunidade.

FM

1 comentário:

  1. Uma simples mas justa e muito merecida homenagem. A Gafanha da Nazaré precisa de mais "Gafanhões" como o Sr. Alfredo. Força Sr. Alfredo a Gafanha da Nazaré precisa de tudo quanto ainda tem para dar a esta terra.
    Quando veremos o Prof. Fernando Martins na crónica "A Nossa Gente" do boletim da C.M.I.? Também se justifica e muito.
    Paulo Teixeira

    ResponderEliminar