sexta-feira, 2 de maio de 2008

AVEIRO: BÊNÇÃO DOS FINALISTAS - 2


Protagonistas da esperança!

Nos cursos concluídos com êxito e nas Escolas frequentadas com gosto está sempre ancorada a esperança e daí se vislumbra, na linha do horizonte, a vastidão de um imenso oceano de sonho. A generosidade, a competência e a audácia marcam o ritmo dos passos a dar, inspiram a alegria do trabalho a realizar e alicerçam o sentido do dever a cumprir.
O tempo que se adivinha no vosso futuro tem aqui a sua âncora. Não para vos deixar continuamente amarrados ao cais ou presos às seguranças encontradas, mas para daqui partirdes com o encanto e o entusiasmo de quem se sente preparado para grandes e exigentes viagens. O saber adquirido, os valores encontrados, a ajuda recebida em vidas dadas, em testemunhos vividos e em acontecimentos celebrados oferecem-vos preparação, consciência e sentido para olhardes o horizonte com tenacidade e com confiança.
Acompanham-vos na viagem, que agora começa, as pessoas em memórias sempre recordadas e em gratidão diariamente sentida. Vão convosco a beleza da vida que aqui cresceu e o mérito do trabalho que aqui se realizou. Convosco vai sobretudo a capacidade inesgotável de vencer o pessimismo e de não temer diante das barreiras encontradas, das contrariedades sentidas e das portas teimosamente fechadas. A vida precede-vos sempre no caminho do futuro e a sociedade não se constrói sem vós.
É na consciência do mérito conseguido ao longo do tempo e hoje aqui celebrado, em bênção de Deus a todos oferecida, que se deve ancorar a vossa esperança. Um curso concluído não se confina ao bem e à beleza de um diploma alcançado com êxito e recebido com alegria. Um curso terminado transforma-se numa força imparável que sabe unir a competência profissional à criatividade empreendedora e à esperança cristã. Aqui se inspiram, com a bênção de Deus, dinamismos e projectos capazes de fazer prosseguir objectivos de inesgotável talento para trabalhardes no futuro, que hoje nasce, em prol de um mundo novo e de uma sociedade diferente.

Aveiro, 4 de Maio de 2008
António Francisco dos Santos,
Bispo de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário