segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

General Garcia Leandro com avisos sérios

“Já fui convidado para encabeçar movimento de indignação”; “Os regimes podem renascer. Este regime está gasto.” Estas foram afirmações do general Garcia Leandro, na SIC Notícias. Assim mesmo. Aliás, a sua indignação pode ler-se no artigo que publicou na última edição do EXPRESSO, intitulado "A falta de vergonha", onde alerta para a chegada de uma explosão social e para a ocorrência de movimentos de cidadãos insatisfeitos. Movimento de indignação pode ser um novo partido político, um grupo cívico de reflexão e de pressão ou o princípio de mais uma revolução. Com a evocação dos assassínios do rei D. Carlos e de seu filho, o príncipe Luís Filipe, que ocorreram em 1 de Fevereiro de 1908, podemos dizer que está na moda recordar que os portugueses até gostam de revoluções, quando estão descontentes com a governação. E o mais curioso é que algumas estão marcadas pelo apoio do povo, umas vezes com violência e outras com flores, como foi o caso do 25 de Abril de 1974.
Os escândalos à volta do maior banco privado português, o BCP, e das remunerações e mordomias dos seus administradores, bem como de outros, causam, como diz Garcia Leandro, "repulsa generalizada". É verdade que se diga que ninguém pode ficar indiferente a tudo isto, sabendo-se quanto sofrem tantos compatriotas nossos. Não sei se o general e o movimento para que foi convidado estão a pensar em revoluções ou se pretendem apenas avisar que é preciso governar com mais competência e com mais justiça. Eu penso que a democracia está enraizada entre nós. Mas nunca fiando.
FM

4 comentários:

  1. Quero apenas alertar com enfâse que é preciso governar com muito mais competência e justiça social.
    Garcia Leandro

    ResponderEliminar
  2. General Garcia Leandro
    Ao ouvir as suas palavras vieram-me as lágrimas aos olhos e senti do fundo do meu coração do que falava, pois sou pequena demais para conseguir lutar contra eles mas não vou desistir, pois parece que quem nos "governa" apenas se governa a si e aos amigos. Ouvi-o atentamente. São necessários homens, líderes como o senhor, com a a sua dignidade para que possamos possamos sentir que não estamos só e que pudemos mudar tudo, se quisermos.

    ResponderEliminar
  3. O General Garcia Leandro é um dos grandes oficiais de sempre das nossas Forças Armadas. Se o Senhor meu Pai já o serviu em Macau e com muito orgulho, eu como português da nova geração, não hesitarei um momento em o apoiar. O Povo está com o General Garcia Leandro.

    Viva Portugal!

    ResponderEliminar
  4. Sr. General Garcia Leandro.

    Estou certo que o Senhor General é um democrata tal como eu sou, mas também estou certo de que este Portugal a continuar assim tal como infelizmente está(sem comentários!!!)um dia, mais cedo ou mais tarde, a volta terá que ser dada. Sou civil, mas já fui militar (Oficial do Exército Miliciano). Serei o primeiro a oferecer-me novamente caso haja necessidade de volta a impôr a ordem, disciplina, justiça e bem estar no país. ESTOU FARTO DE VER PORTUGAL MERGULHADO NA CORRUPÇÃO, NA IMORALIDADE E NA AUTENTICA BANDALHOCRACIA QUE TODOS CONHECEMOS. A este ritmo não sei onde este país de "brandos costumes" vai parar..., o que eu sei é que a continuar assim, então só um pulso forte poderá repor ordem na casa. Contem comigo... Para tudo na vida há limites. Sou relativamente jovem e já nasci em Democracia. Acredito piamente no sistema democrático, mas se for preciso um dia (infelizmente!) recuar para um totalitarismo ainda que transitório, para que se imponham de novo os valores da dignidade, moralidade, cristandade, então poderão contar comigo nas primeiras fileiras...
    Tenho o dito.

    ResponderEliminar