terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

DESPEDIR TRABALHADORES PARA CONTRATAR OUTROS




Confederações patronais querem poder despedir trabalhadores para renovarem os seus quadros de pessoal

As confederações patronais da indústria e do comércio querem que as empresas passem a poder despedir trabalhadores quando pretendam renovar os seus quadros de pessoal. "Não raro, as empresas estão apenas carecidas de trabalhadores diferentes e não de menos trabalhadores. É essa renovação que também se tem de possibilitar", defende a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), num parecer ontem divulgado sobre o Livro Branco das Relações Laborais, documento que vai servir de base à revisão do Código do Trabalho. Li este texto no PÚBLICO on-line de hoje e fiquei chocado. Os trabalhadores mais idosos poderão estar a caminho do despedimento, por necessidade de as empresas renovarem os seus quadros. Para mim, trata-se de uma proposta desumana e injusta. Em vez de promoverem os seus trabalhadores, mediante cursos de formação, na própria empresa ou fora dela, despedem-se, para contratarem quem já tem formação adequada.
E que fazer aos trabalhadores despedidos? O Estado que os sustente? Os familiares, se puderem, que lhes dêem um prato de sopa? As instituições de solidariedade social que os acolham? Há ideias que tenho dificuldade em digerir. Há propostas que me recuso a aceitar.
Sabe-se que há empresas com trabalhadores que nunca foram preparados para as exigências da produção em moldes modernos. Mas que culpa têm eles de nunca ninguém os estimular e ajudar na sua valorização profissional? Será que o despedimento, nestas circunstâncias, é digno e humano? Será que uma vez despedidos conseguirão trabalho em qualquer outra empresa? Não me parece. E como é possível que responsáveis pelo patronato industrial e comercial tenham coragem de avançar com tais propostas?

FM

2 comentários:

  1. Caro amigo prof. Fernando Martins, não poderia estar mais de acordo consigo e com a sua opinião manifestada deste texto. Mas, agora pergunto eu, será que grande parte destes empresários não são católicos? É que isto de ser católico não é só ir à missa, e dar umas "esmolinhas" é MUITO mais como bem sabe ... enfim, estas notícias deixam-me "mal disposto" devido à incoerência de muitas pessoas. Um abraço e votos de uma Santa e Feliz Quaresma.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    É verdade o que diz. O problema é que muitos católicos, empresários ou não, esquecem a sua fé nos ambientes de trabalho. Depois, é o que se vê.

    Um abraço

    Fernando Martins

    ResponderEliminar