sábado, 5 de janeiro de 2008

Magistério de influência




CAVACO SILVA TEM MAIS PODERES
DO QUE MUITA GENTE PENSA

Desde sempre se tem dito que o Presidente da República, pós-25 de Abril, tem poucos poderes. Para alguns, essa situação há muito que espera por uma revisão da Constituição da República Portuguesa, que dê ao Presidente a possibilidade de poder intervir mais eficazmente nas decisões do Governo. Penso que não será necessário. Tem tudo o que precisa para mostrar que o Presidente da República existe e que pode, quando quer, chamar a atenção do Governo e dos demais políticos, mas também de todos os portugueses, para que cumpram as suas obrigações, no sentido do bem comum.
Cavaco Silva tem mostrado, à saciedade, que assim é, lembrando que Portugal só atingirá o progresso e o bem-estar de todos, se cada um de nós cumprir o seu papel de cidadania activa.
Antes de ser Presidente da República, mas já a pensar nisso, certamente, escreveu um texto que mexeu com o Presidente Jorge Sampaio, que estava indeciso, em relação ao papel de Santana Lopes no Governo que liderava, por herança de Durão Barroso. Disse Cavaco, como que a querer acordar Jorge Sampaio, que “a moeda fraca expulsa a moeda boa”. Tinha razão. Tempos depois, Jorge Sampaio demite Santana Lopes.
Na recente mensagem de Ano Novo, Cavaco Silva foi, mais uma vez, oportuno, dizendo o que tinha a dizer. Felicitou o Governo pelo seu desempenho na liderança da UE e depois deixou os recados que tinha que deixar a toda a gente, políticos e não políticos (se é que há gente não política).
Ao reconhecer o que se tem feito na esfera governativa, acrescentou sempre um mas… Conseguiu-se isto, mas ainda há muito que fazer; chegou-se aqui, mas é preciso avançar mais; fez-se muito, mas ainda é preciso fazer mais. E por aí adiante. Todos ouviram a lição. Todos ficaram a saber que é urgente fazer-se muito mais, para o bem do povo. Exerceu, cabalmente, o magistério de influência. E este é, a meu ver, o grande poder que o Presidente da República possui, frequentemente sem nos darmos conta disso.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário