sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

JANEIRAS À CHUVA




AS TRADIÇÕES TÊM DE CONTINUAR

Recebi esta noite, em minha casa, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré. Mesmo em noite de chuva e frio, caras e vozes que conheço, há anos, vieram mais uma vez cantar as Janeiras, para manter a tradição. Pais e filhos, todos entusiasmados, tocando e cantando melodias que permanecem, indelevelmente, na minha memória. O Grupo Etnográfico desenvolve esta acção há mais de 20 anos, pegando numa experiência de um outro grupo popular que a tinha iniciado uma dúzia de anos antes. De casa em casa, o Grupo é acolhido, normalmente, por cerca de 300 famílias. Também participa num ou noutro festival de Cantares das Janeiras, organizado por um Rancho ligado à Federação do Folclore Português.
Canta as Janeiras, presentemente, para não deixar morrer a tradição e para angariar fundos para o Grupo Etnográfico, sempre à procura de contribuições para custear as suas multiplas despesas. Como é conhecido de muitos, na Gafanha da Nazaré, organiza, anualmente, três Festivais de Folclore: o da Gafanha da Nazaré propriamente dito; o da Praia da Barra; e o da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Se tudo correr como o Grupo deseja, talvez seja possível participar num Festival de Folclore, em Palermo, Itália, ainda este ano. Mas as suas actividades continuam, já que a recolha, o estudo e o ensaio de novos Cantares, acompanhados de danças, recolhidos na tradição popular, são uma exigência constante.
Daqui endereço os meus parabéns ao Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e a todos os seus dirigentes e restantes membros, gente que vive com muito entusiasmo a etnografia ligada a esta região das Gafanhas.

FM
DEUS NOS DÊ FESTAS ALEGRES

Deus nos dê festas alegres
Com seu divino amor
A Virgem Nossa Senhora
Deu à luz o Redentor
Cantaremos nossas canções
Para visitar Jesus
Vamos ver sua lapinha
Cheia da divina luz

A Gafanha da Nazaré
É esta a sedutora
Damos graças ao Menino
E à Virgem Nossa Senhora

O presépio enfeitado
Nos espera e nos seduz
Para prestar homenagem
Ao que a Virgem deu à luz
Vamos indo pastorinhos
Com toda a nossa alegria
Visitar o Deus Menino
Filho da Virgem Maria

Vamos indo piedosos
Cada qual com sua oferta
Oferecer ao Menino
Que é dia da sua festa
É o nosso Deus Menino
É o rei dos pobrezinhos
Oferecer-lhe as ofertas
Dos humildes pastorinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário