terça-feira, 4 de setembro de 2007

A nossa gente


D. Maria da Luz



Neste mês de Setembro, mês da tradicional Maior Idade/Viver Solidário, dedicamos a rubrica “A Nossa Gente” à D. Maria da Luz Rocha, que homenageamos pela sua história de vida e pelo trabalho desenvolvido em prol dos mais desfavorecidos.
Nascida a 17 de Novembro de 1922, a D. Maria da Luz completa este ano, sempre com um espírito jovem e alegre, o seu 85º aniversário.
Filha de comerciantes, abandonou os estudos após a conclusão da 4ª classe, devido às dificuldades financeiras dos seus pais. Depois de um namoro atribulado, casou aos 17 anos de idade, mas o infortúnio bateu-lhe à porta quando, passados apenas 12 anos, fica viúva com 4 filhos para criar, sendo que um deles ainda vinha a caminho.
Para poder sustentar o agregado familiar, decidiu ir trabalhar para o talho do pai, ocupando assim o lugar do falecido marido.
Sempre lutadora, a D. Maria da Luz nunca voltou as costas a quem lhe batia à porta, sobretudo mulheres desprezadas pela sociedade de então. Exemplo disso foi quando, em 1953, ajudou uma mãe solteira que não tinha onde morar, acolhendo-a em sua casa, onde vivia com os 4 filhos e os sogros. Já nesta altura a D. Maria fazia parte das Conferências de S. Vicente de Paulo, instituição que lhe deu a conhecer o caso.
E outros casos se foram sucedendo, parecendo outras jovens que necessitavam de ajuda e iam ficando, temporariamente, em sua casa até que se encontrasse uma instituição que as pudesse acolher.
Um certo dia, o Sr. Bispo da Diocese de Aveiro, tendo conhecimento desta situação, visitou a D. Maria da Luz no intuito de conhecer a sua casa, onde albergava algumas jovens, prometendo ajuda no sentido de transformar o espaço numa Instituição. Foi por intermédio do Bispo que surgiu o “Lar da Providência”, tendo, mais tarde, com o 25 de Abril e a abertura da Instituição às crianças, passado a chamar-se “Obra de Providência”, uma vez que deixou de ser Lar.
Actualmente, a Obra de Providência tem como valências a Creche, o Jardim-de-Infância e o Centro Comunitário Sénior. É neste último que ocupa a maior parte do seu tempo gerindo o trabalho desenvolvido por alguns idosos na recuperação de peças de vestuário e confecção de mantas, babetes, entre outras, que têm como destino famílias carenciadas, dando igualmente apoio na dinamização das diversas actividades de carácter lúdico, que propiciam momentos de convívio entre os utentes.
Apesar das dificuldades da vida, a D. Maria da Luz nunca baixou os braços, lutando contra preconceitos e continuando a sua missão de ajudar, tendo como filosofia a entrega ilimitada aos outros.
É assim, desta forma, que descobre que, em cada acto de dádiva, a verdadeira felicidade nasce quando uma mão se estende desinteressadamente em direcção a outra.
:
In “Viver em”, da CMI
:
NOTA: Toda a gente da cidade da Gafanha da Nazaré, e muito para além dela, conhece a D. Maria da Luz Rocha. Basta dizer D. Maria da Luz para se saber de quem se trata, tão marcante tem sido para todos nós a sua vida.
A homenagem simples que a Câmara de Ílhavo lhe prestou é inteiramente merecida, ou não fosse esta nossa conterrânea um exemplo para todos nós, pela sua intervenção na sociedade, sempre em prol dos mais desprotegidos.
Daqui me associo a quanto foi dito, formulando votos de que continue a testemunhar o viver cristão, que foi sempre, que me lembre, a sua grande preocupação.
F.M.

3 comentários:

  1. Quando é que a Gafanha da Nazaré resolve homenagear esta senhora que tanto deu à nossa terra?
    Deixo aqui a sugestão à Junta de Freguesia para que não se esqueça da D. Maria de Luz.

    Maria do Rosário Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Minha cara leitora

    Já tenho dito isso muitas vezes. Acontece que até parece verdade o velho ditado, quando diz que "Santos da terra não fazem milagres".

    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  3. Um bom exemplo a seguir.......e um grande orgulho para a nossa Gafanha!
    Beijnho

    ResponderEliminar