quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Recordações de Jales

Torre de Menagem, em Chaves

MINAS DE OURO
E LANCHE TRANSMONTANO

Segundo a RTP, estão a processar-se escavações arqueológicas na zona das minas de ouro de Jales, Vila Pouca de Aguiar. Procuram-se vestígios de trabalhadores, possivelmente escravos, habitações e outras marcas do período pré-romano, antes de Cristo, para se ficar a conhecer o passado pré-histórico e histórico daquela região. Por que razão abordo esta questão, hoje e aqui?
Há décadas, uma família amiga levou-me até às minas de ouro de Jales, na altura em laboração. Recebidos com toda a simpatia por um responsável, foi possível assistir à fase da extracção do ouro do minério negro, de que guardo um ou outro bocadinho, que nada diz ter minúsculas partículas de ouro. Mas foi interessante ver e mostrar aos filhos o trabalho numa mina de onde se sacava riqueza.
Porém, o que mais marcou esta visita foi a maneira como o encarregado geral nos recebeu. Não satisfeito com tudo o que nos explicou e mostrou, achou por bem levar-nos para a sua própria casa, onde nos ofereceu um lauto lanche, à transmontana, onde o presunto e o pão de centeio, de sabores únicos, nunca mais deixaram o meu palato.
Esta atitude apenas confirmou aquilo que eu já conhecia das gentes transmontanas: afáveis, acolhedoras, disponíveis para ajudar, amigas de partilhar. Curiosamente, na altura, eu e uma família de Chaves partilhávamos as nossas habitações. A família flaviense vinha para a Gafanha e a minha família assentava arraiais em Chaves. Bons tempos....

Sem comentários:

Enviar um comentário