OS PORTUGUESES RICOS
ESTÃO MAIS RICOS...
E OS POBRES MAIS POBRES
:
A comunicação social divulgou ontem que os portugueses mais ricos estão a ficar ainda mais ricos. A lista que revela essa realidade mostra que as suas riquezas subiram, este ano, 35 por cento, em relação a 2006. É obra.
Nada tenho nada contra os ricos nem contra as suas fabulosas riquezas, desde que sejam legítimas e tenham como preocupação o respeito pela justiça de quem dá o seu suor e saber para que essas fortunas possam crescer. O mal está na realidade concreta. Segundo ouvi, enquanto os ricos portugueses vêem crescer os seus lucros, os pobres estão cada vez mais pobres. O problema está aqui. Mas como fazer para que haja mais justiça social? Confesso que não sei qual é o melhor caminho. Só sei que os nossos políticos, economistas, sociólogos e empresários não conseguem indicar pistas credíveis e indiscutíveis que estabeleçam princípios de mais justiça.
Diz o estudo que os 100 mais ricos valem 22,1 por cento do PIB (Produto Interno Bruto). Isto significa que uma centena de portugueses tem riqueza tão grande que nem podemos imaginar.
O Vaticano anunciou que o Papa se vai pronunciar sobre a ética neste mundo da globalização, através de uma encíclica. Será que os responsáveis pelas (in)justiças sociais o vão ouvir e seguir?