CAIXA MÁGICA QUE ALIMENTA SONHOS
A RTP faz hoje 50 anos. Foram e ainda são 50 anos de magia que nos alimentaram sonhos lindos.
Com ela, vimos novos mundos, antes talvez nunca imaginados, cal-correámos caminhos nunca andados, conhecemos pessoas encantadoras, assistimos a acontecimentos únicos no sossego dos nossos sofás.
Com ela, participámos em espectáculos deslumbrantes, vimos artistas que nunca poderíamos ver ao vivo, conhecemos outros de vários quadrantes que enriqueceram a vida de todos nós, vibrámos com jogos de todo o mundo, de todos os clubes, de todas as modalidades desportivas.
Culturas, artes, gentes e paisagens, teatro e cinema, música e bailado, ginástica artística e desportiva, e outras artes, sensibilidades, colóquios e debates para minorias e maiorias, cerimónias religiosas, e tantas magias que nos ensinaram e que valorizaram a nossa maneira de pensar e de agir, num mundo cada vez mais globalizado.
Com ela, porém, também vimos guerras em directo, entre povos e países, lutas políticas em que pessoas se ofendiam em vez de dialogarem. Ainda espectáculos degradantes e ofensivos da dignidade humana, coisas sem pés nem cabeça, engraçadas umas e ridículas outras. O balanço, no fundo, é muito positivo.
Enfim, nestes 50 anos, a RTP fez parte integrante das nossas vidas. E vai continuar porque dia a dia sentimos que está no caminho certo, sem ter que se preocupar com guerras de audiências, sem compadrios políticos ou outros. Independente de poderes, sejam eles quais forem.
Parabéns à RTP e a todos os seus trabalhadores.
Fernando Martins