sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

DIA DO CONSAGRADO


OS QUE SE DÃO
SEM NADA PEDIREM
EM TROCA

A Igreja Católica celebra hoje o Dia do Consagrado. Esta é uma boa razão para reflectirmos um pouco sobre a vida de tantos que deixam tudo para viver para os outros. Desde o Papa aos diáconos, passando por padres e bispos. Desde freiras e frades até simples leigos, que os há e houve desde sempre, vivendo em pleno uma doação sem limites.
Uma doação total, radical se quisermos, significa uma entrega absoluta à construção de um mundo mais fraterno, porque assente na Boa Nova de Jesus Cristo. Doação que implica abdicar da família, da carreira profissional, das comodidades que a sociedade proporciona, de luxos e vaidades, de prazeres mundanos, de sucesso social, de honras e privilégios.
Os Consagrados vivem para Deus e para os irmãos na fé, para os indiferentes e para os que nunca ouviram falar de Jesus Cristo, para os que estão privados de bens terrenos, para os carentes de amor, para os que estão sós e para os ignorados pelas nossas comunidades.
Os Consagrados, quantas vezes também eles em solidão, sabem que têm sempre Deus por companhia, como fonte inspiradora do bem, da verdade, da justiça, da liberdade, da paz e do amor.
Os Consagrados estão no mundo para servir e não para serem servidos, mais para escutar do que para falar, mais para unir do que para dividir, mais para se darem do que para dar, mais para testemunhar do que para ditar leis.
Os Consagrados aí estão como homens e mulheres de Deus no mundo dos homens e mulheres que nem sempre os vêem.
Que ao menos hoje saibamos olhar para eles com amizade e com reconhecimento pelo muito que eles nos dão, sem nada pedirem em troca. São os meus votos.

1 comentário:

  1. qué puede nosotros hacer para ayudarse, todos no tenemos que convenir toda la hora pero sería agradable .

    ResponderEliminar