PONTA DE LANÇA
IGUALDADE
O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, instituído em 2007 por decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, «pretende sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade justa e coesa», como se lê no site da União Europeia.
Partindo do princípio que os grandes debates, os movimentos, os ciclos da vida das pessoas em que é necessário insistir, dinamizar, provocar consciencialização têm sempre como causa próxima algum distanciamento da maioria (pelo menos a maioria que pode determinar a vida de todos, os percursos da história, o futuro dos que se preocupam e têm futuro, no fundo, os cidadãos comuns para os quais é preciso revitalizar em matéria, aparentemente, menos preponderante nos hábitos ordinários, então, pelo menos entre nós, é necessário instituir o século da Igualdade de Oportunidades. A própria União Europeia é um painel de desigualdades!?
Uns têm sol, outros têm neve; alguns são ricos, muito ricos, a maioria é pobre; meia dúzia é monarquia, os restantes são repúblicas; querem o Estado Social, depois não sabem como gerir; repudia-se o consumo, mas todos têm como referência a economia de mercado; deseja-se menos poluição, mas ninguém sabe o que fazer quando faltam as energias – quem é que acredita que não haja para aí muitos projectos alternativos aos combustíveis fósseis, mas que aguardam oportunidade para singrar a altos preços no mercado!?; e assim sucessivamente…
Tal como começámos, para se criar esta oportunidade de igualdades na Europa é porque a coisa está mesmo desgraçadinha! É um ponto de partida; valha-nos isso!Nisto da igualdade… só mesmo o Futebol Clube do Porto para a Taça! Trata o Atlético como seu semelhante! Ou, vá lá, o Bayern de Munique, no torneiro do Dubai, reconhece no Benfica uma super potência!
Desportivamente… pelo desporto!
:
Fonte: "Correio do Vouga"