segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

MISSIONÁRIOS LEIGOS

TODOS PODEMOS
COOPERAR
COM OS MISSIONÁRIOS
::
Sempre admirei os missionários, os que se dão aos outros, longe das suas comodidades. Deixam familiares e amigos e partem para terras onde falta quase tudo. Deixam as suas profissões e gostos pessoais, para cooperarem na promoção de povos que sobrevivem privados do essencial para uma vida digna do nosso tempo. E fazem-no porque interiorizaram o sentido da missionação, em nome da fé que os anima.
Ontem, na SIC, vi uma reportagem sobre os missionários leigos: Jesuítas, da Consolata e dos Leigos para o Desenvolvimento. Foi muito agradável ver e meditar sobre estes leigos que partem, mesmo sabendo os perigos que correm.
Todos recordaram uma missionária leiga que, em Moçambique, foi assassinada por ladrões, em plena Missão Católica. Mas todos disseram que nem isso os fazia desistir da ida para aquela ex-colónia portuguesa, na certeza que tinham de que, no fim de contas, seria muito mais o que iriam receber do que aquilo que podiam dar a pessoas que viviam em extrema pobreza.
Eu penso que nem todos teremos vocação para assumir compromissos destes. Mas sei, tenho a certeza, que todos, se quisermos, podemos cooperar com estes Missionários Leigos e com os Padres imbuídos do mesmo espírito. O nosso contributo pode ser entregue nos Secretariados de Acção e Animação Missionária, que existem em todas as Dioceses.
Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário