PRAGMATISMO
PERIGOSO E CONSEQUENTE
Diz-se hoje, a torto e a direito, que “temos de ser pragmáticos”.Os dicionários anotam que pragmatismo é “a doutrina filosófica que adopta como critério da verdade a utilidade prática, identificando o verdadeiro com o útil”. A dar fé à definição, é fácil ver como sob a capa do pragmático muita coisa se pode esconder, mesmo com pessoas bem intencionadas. Encontramos neste “ser pragmático” a chave de leitura de decisões, pessoais, familiares e públicas, carregadas de consequências e que reduzem, de modo leviano, a verdade aos interesses mais variados, a coberto da utilidade, dita prática.
É verdade que muitas vezes se perde demasiado tempo a reflectir e a ponderar, prejudicando, assim, a necessidade de decisões de certa urgência, que não se podem adiar eternamente. Como também acontece que, por receio de se enfrentarem problemas e situações, estes se vão ampliando, dando origem a outros não menos graves.
O que é claro e aparece como certo e sensato é que o pragmatismo não pode, a qualquer preço, cultivar a superficialidade e a insensibilidade e pôr no simplesmente útil o móbil de toda a acção. O que é útil para uns, nem sempre o é para outros da mesma comunidade e com iguais direitos. Um útil relativizado pode tornar-se antro e vespeiro.
O homem pragmático pode ser corajoso, mas é por vezes pouco culto e, por isso mesmo, pouco reflexivo, cego e pouco sensato. Se acrescenta a tudo isto a teimosia e o orgulho de não reconhecer o erro da sua precipitação e teimosia, então é o desastre completo. Se não se vê logo, o tempo não consegue ocultá-lo por meses e anos.
A formação técnica, quando menospreza a formação humanista e se manifesta mais atenta aos resultados que às pessoas, é campo aberto, fora do laboratório experimental, para o pragmatismo das decisões perigosas e inconsistentes, ainda que vistosas e aplaudidas. Parece que já chegamos aqui em muitos campos, públicos e privados.
É preocupante ver a ligeireza de decisões irrealistas e pobres, bem como o cuidado de iluminar apenas o lado que interessa do problema que, pragmaticamente, se pretende resolver. Vem-se decidindo minimizar o ensino da história e da filosofia, do latim e do grego, e investir tudo para que a matemática e o inglês sejam o grande motor da cultura actual. Assim se sublinham os aspectos utilitários de um problema grave que é o da formação para a vida, como se as pessoas fossem apenas máquinas e produtores de riqueza.
Formar gente que cultive a harmonia do saber, consciente de que, por esta harmonia, o saber é mais universal e sólido e constitui o clima que permite que as pessoas sejam mais pessoas, não pode ser um decisão meramente pragmática. Nem sempre o objectivo da utilidade é respeito pela verdade. A utilidade muda segundo os interesses de ocasião. A verdade persiste na procura do interesse real e global de pessoas e comunidades.
Este pragmatismo à moderna da sociedade do vazio, nasce e alimenta-se de um relativismo perigoso porque vazio de ideias, culturalmente analfabeto, incapaz de construir no presente um futuro que valha. Exprime-se por gritos de poder, não dá voz aos intervenientes e interessados, deixa-se fascinar pelo resultado imediato. Fabricam-se e publicam-se resultados que quem está no terreno sabe que são falsos; promete-se o que se sabe, de antemão, que não se pode dar; fomentam-se grupos emotivos de apoio que abdicaram de pensar e para os quais, também, o útil passou a ser o verdadeiro; por imponderada atenção, às minorias dá-se o que se nega ou dificulta às maiorias. O espectáculo atinge famílias, Estado, grupos corporativos, ambiente em geral, porque o contágio não pára. Se fascina parte da plebe, revolta a outra parte.
A unidade de um povo, há que afirmá-lo, nasce da verdade, não do pragmatismo que a não respeita. E só na verdade tem consistência a esperança da felicidade e do bem-estar.