quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Um livro de D. Manuel de Almeida Trindade

"Pessoas e Acontecimentos"

Eu não sei se os meus amigos leitores gostam de reler os livros de que gostaram, e gostam, muito. Eu tenho esse hábito e não o quero perder. Porque o que é bom vale sempre a pena repetir, como quem saboreia uma guloseima que nos estimula o sabor das coisas. 
Aconteceu há dias com a releitura de “PESSOAS E ACONTECIMENTOS”, um livro com textos de D. Manuel de Almeida Trindade, publicado em 1987, aquando da celebração do 25.º aniversário da ordenação episcopal do então Bispo de Aveiro. 
D. Manuel de Almeida Trindade escreve muito bem e consegue transmitir a quem o lê uma faceta importante da sua personalidade, que é a serenidade. Mas também nos conduz a fontes de conhecimentos e de vivências que refletem o homem de fé profunda e o humanista que olhava para todos como irmãos na caminhada da vida. 
O atual Bispo Emérito de Aveiro, que vive em Coimbra, evoca, com maestria, figuras gradas do seu tempo, fala do Vaticano II em que participou com uma sensibilidade rara, mostra o que pensa com uma facilidade enorme, recorda acontecimentos importantes com uma fidelidade a toda a prova, ou não fosse ele um cultor do diário pessoal, de onde saíram outras obras significativas. Penso que “PESSOAS E ACONTECIMENTOS” merece uma releitura… ou leitura, em tempo de tanta futilidade que enche os escaparates das livrarias. 

Fernando Martins 

Foto: Retrato de D. Manuel,
feito pelo artista aveirense Gaspar Albino

Sem comentários:

Enviar um comentário