terça-feira, 28 de novembro de 2006

MEDITAÇÃO - BERNARDO SANTARENO



MEDITAÇÃO 

Se para lá do leito que limita este mar profundo, houvesse um outro mar ainda mais fundo e depois deste um terceiro e outro e outro… se através de todos estes mares, eu fosse descendo em vertigem… se assim descendo, me fosse esquecendo de ideias, imagens, desejos e afectos… se depois do último mar, de mim restasse somente um simples ponto luminoso, brilhante num túnel de treva densa… se eu vencesse a angústia, o terror, o desértico vazio deste túnel negro… se eu suportasse o silêncio terrível desta noite cerrada e sem estrelas…: Então, talvez eu pressentisse a madrugada que se evola do sorriso de Deus… talvez eu ouvisse a Música inefável, oculta para lá do humano silêncio… talvez eu fosse penetrado pela alegria de Deus, pela simples claridade de Deus: tão pura e tão simples, que nenhuma das palavras que os homens sabem a pode conter!... Só então, ultrapassados abismos de mares sucessivos, perdido das minhas mãos e do fruto que as chama, cortadas as raízes da minha voz de sangue, separados os meus gestos das aves que os voam… só então, aniquilado, perdido de mim, um simples ponto luminoso na treva mais absoluta… só então, verei a luz virgem, oculta no riso de Deus! 

In “Nos mares do fim do mundo”, de Bernardo Santareno

3 comentários:

  1. Que bonito!...

    M.M.

    ResponderEliminar
  2. A senhora Luz Facica...como era conhecida na giria,e na verdade uma figura da gafanha muito carismatica ,com um palmares de se lhe tirar o chapeu como diz o nosso bom povo,na area da beneficencia e nem so.Bem haja e que viva por muitos anos.Parabens uma vez mais ao professor,por chamar a atencao para personagens da gafanha que pela sua maneira de estar na vida fizeram a diferenca.
    Um grande abraco para todos os amigos.
    Nelson Calcao
    P.S.Ha figuras casticas que valera apena lembrar pelo que souberam transmitir durante a vida. estou a lembrar-me de um bem conhecido Armando Ferraz.
    Talvez alguem conhecedor da sua vida mais em promenor um dia lhe faca justica.Um abraco

    ResponderEliminar
  3. Não vou esquecer esta recomendação... Um dia destes tentarei dizer algumas coisas sobre Armando Ferraz, que bem conheci.

    ResponderEliminar