domingo, 17 de setembro de 2006

Gotas do Arco-Íris – 31

DESAFIO:
COM AS CORES DO ARCO-ÍRIS
PINTANDO...
Caríssimo/a: Aí ficam duas propostas: 1- Há dias, acompanhados por casal fraterno, assistimos às regatas de bateiras durante os festejos do S. Paio. Certamente este terá ficado admirado ao ouvir os nossos comentários aos exímios arrais. Esqueceu-se que na nossa juventude a vida nos atirou para as nortadas da Ria como timoneiros natos! (Escrevi natos!?... É só trocar o t pelo b!) [Deixai-me salientar dois desses arrais: um, o que ganhou, brincava com a vela – aquela inversão de sentido, logo seguida de paragem imediata, um espectáculo!; o outro ia sozinho na sua bateira. E como era gostoso vê-lo, sob o peso do corpo e da idade, girar do leme para a escota, desta para a tosta... Mesmo ao longe, saltava o prazer e o gozo que todas essas manobras lhe provocavam. Não concorria; participava!] Mas o que ainda hoje me está nos olhos é a mancha policroma das quarenta e tal velas que bailavam à nossa frente... Que maravilha! Alguém ao nosso lado, perante essa enorme e viva aguarela, deixou de perguntar: – Mas afinal o que é o S. Paio? 2- Ontem recebi um «manual de apreciador de vinhos». Folheei-o e tive dificuldades na página 6. Diz assim: “A cor: Relativamente à cor os vinhos brancos podem apresentar-se das seguintes formas: . Citrina: em geral trata-se de vinhos novos produzidos em regiões frias. Pode também acontecer que a cor tenha sido conseguida através de processos tecnológicos. . Palha: esta cor identifica a maior parte dos vinhos portugueses produzidos em regiões quentes. . Palha oxidado: denuncia envelhecimento ou alguma anomalia. . Topázio: cor imprópria para vinhos de mesa. Apenas admissível para licores ou licores generosos. Os vinhos tintos podem apresentar as seguintes cores: . Rubi: denuncia castas que não possuem grande riqueza em termos de cor. Pode também acontecer, um menor contacto com as partes constituintes do bago ricas em matéria corante. . Granada: caracteriza de um modo geral os vinhos portugueses. Castas tradicionais e métodos de vinificação clássicos. . Retinto: cor muito pronunciada. Vinhos provenientes de castas com elevada matéria corante. . Vermelho violento: denuncia juventude e tipicidade. . Vermelho acastanhado: revela envelhecimento ou anomalias.” De facto, perante tal riqueza e variedade de cores, quem me quer ajudar? Manuel

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