quinta-feira, 15 de junho de 2006

Um poema de Sebastião da Gama

:: HOJE DEUS É VERDADE Hoje Deus é Verdade! Hoje até o mistério da Trindade, modos de amar a Deus, preceitos, dogmas, ritos, tudo quanto quiserem, eu aceito. Passem p’ra cá papel e tinta. (Se preferem, escreverei a sangue este notícia). Sem demora nenhuma! Convicto, ardente, alegre, cumpro a vossa formalidade inútil e corro a olhar Deus de mais pertinho. Hoje Deus é verdade! Não é mais a imagem na parede que ouve, por convenção, as nossas mágoas, criou, por convenção, terras e águas, por convenção aplaca a minha sede, que tudo faz e tudo quer e tudo pode, por convenção. (E a quem, também por convenção, fingindo que acredito que tudo pode e tudo quer e tudo faz, rezo, pela manhã e à noite, distraído…) Hoje Deus é verdade como o Sol! A imagem mexeu-se na parede sem ser por convenção. Não sei se ela me disse ou me não disse que todas as verdades, mesmo as mais pequeninas, aceitasse, mas cá vou aceitando quanto queiram: modos de amar a Deus, preceitos, dogmas, ritos… Vivam (que eu deixarei, condescendente)
sua mesquinha enorme claridade: nada pode ofuscar esta verdade de hoje Deus ser verdade como o Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário