sábado, 3 de junho de 2006

Um artigo de Francisco Sarsfield Cabral, no DN

A vida não é só trabalho e dinheiro
Há coisas mais importantes na vida do que ganhar dinheiro." A frase é banal, mas dita pelo actual líder dos conservadores britânicos, David Cameron, merece atenção.
Depois de Margaret Thatcher ter sido afastada do poder em 1990, o Partido Conservador teve sucessivos líderes. Todos falharam, permitindo a Tony Blair ser o primeiro trabalhista a ganhar três eleições gerais seguidas.
Agora, porém, o vento parece estar a mudar. Blair perdeu autoridade e o seu mais do que provável sucessor, Gordon Brown, não tem a mesma empatia com o eleitorado do centro.
Por outro lado, o Partido Conservador parece ter encontrado em David Cameron, finalmente, um político capaz de conquistar votos.Para reconciliar os britânicos com os conservadores, Cameron inflectiu o partido ao centro e demarcou-se da herança de Thatcher.
A dureza da "Dama de Ferro" não deixou boa memória em muitos eleitores. Por isso Cameron tenta construir a imagem de um partido atento aos problemas das pessoas.
Nessa linha, o chefe conservador traz novas ideias para o debate político (algo em que os nossos dirigentes do PSD e do CDS deveriam reparar).
A sua mais recente proposta parte do reconhecimento de que o bem-estar humano não pode ser medido apenas em termos de dinheiro ou de bens transaccionados no mercado. Cameron sugere uma mais saudável relação entre o trabalho e a vida pessoal.
:

Sem comentários:

Enviar um comentário