Nasce no Porto centro para estudar e prevenir riscos naturais
A Universidade do Porto (UP) criou um centro de investigação para estudar e prevenir riscos naturais, tendo em conta a importância crescente desta problemática nas sociedades contemporâneas.
O Centro de Estudos de Risco da Universidade do Porto (CERUP) insere-se numa «lógica de reforço da capacidade institucional da Região Norte no domínio da relação entre riscos naturais e tecnológicos, património e ordenamento», explica a UP em nota informativa.
Conta desde já com a participação de um leque variado de entidades como a Câmara Municipal do Porto, Instituto da Água, Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Associação Florestal de Portugal e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Este centro interdisciplinar terá como principal objectivo realizar estudos, trabalhos laboratoriais e investigação científica em áreas como gestão de riscos em centros históricos, preparação de cartas de risco e estudos sobre o litoral e as paisagens atlânticas e mediterrânicas, formação de profissionais do património e da protecção civil ou análise comparativa de políticas, procedimentos e instrumentos de prevenção e intervenção em situações de emergência.
Segundo a UP, o resultado prático do conhecimento produzido no âmbito do CERUP «revelar-se-á em propostas às instâncias e entidades oficiais competentes, bem como a organizações e empresas privadas, para a adopção de medidas, procedimentos ou normas que possam concorrer para a consciencialização dos riscos que envolvem a sociedade e das formas de os controlar».
:
Leia mais em "Jornal Digital"