terça-feira, 6 de junho de 2006

Marcelo Rebelo de Sousa RTP

Cavaco Silva saiu de Belém, apresentou-se como um ouvidor pelo país real. E só ouviu elogios. O professor também o vai elogiar?
Elogio o facto de Cavaco Silva ter uma preocupação social. E por ter chamado a atenção dos portugueses para a exclusão. Em período de campanha eleitoral fala-se disso, mas não se fala de todas as formas de exclusão e de alguns dramas concretos. E ele começou por um de que se fala pouco, que é a exclusão no Interior. Porque o país que domina hoje Portugal eleitoralmente, a comunicação social e tal, é o Litoral: a Grande Lisboa, o Grande Porto, Braga, Leiria. E o Interior fica marginalizado.
Começar por aí foi bom, porque foi chamar a atenção das cidades para um problema que normalmente não faz notícia. Em terceiro lugar, o apelo à sociedade civil. Há coisas boas que se pode fazer, há voluntariado, há instituições de solidariedade social. Não é só o Estado nem são só as autarquias, são as pessoas. Os que não são excluídos têm uma obrigação em relação aos excluídos.
:
Para ler mais, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário